Corticeira Amorim aumenta lucros para 42 milhões

Aumento das vendas e compra da Bourrassé e da Elfverson compensaram a desvalorização do dólar e levaram a Corticeira Amorim a subir os lucros em 9%.

A Corticeira Amorim registou lucros de 41,2 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, o que representa um aumento de 9,2% face ao período homólogo. A justificar esta melhoria dos resultados está “o crescimento da atividade e a integração da Bourrassé e da Elfverson que, em conjunto, mais que compensaram o impacto da desvalorização do dólar”, refere a empresa, em comunicado enviado esta manhã à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A empresa viu todas as unidades de negócios a registar um crescimento das vendas neste período, com exceção da unidade de revestimentos. Feitas as contas, as vendas totalizaram perto de 399,8 milhões de euros no final de junho, mais 12,7% do que em igual período do ano passado.

Já o EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ascendeu a 77,4 milhões de euros, uma subida de 9,6% em relação ao primeiro semestre de 2017. “Num contexto de maior pressão sobre a margem bruta, foi particularmente importante ter obtido ganhos de eficiência operacional, associados a um rigoroso controlo dos custos e a uma redução das imparidades”, aponta a Corticeira Amorim.

Em sentido contrário, a dívida líquida aumentou de 92,8 milhões de euros no final de 2017 para 102 milhões no primeiro semestre deste ano. A subida fica a dever-se “ao valor pago pelas recentes aquisições (Bourassé, Sodiliège e Elfverson) e à consolidação da respetiva dívida no balanço da Corticeira Amorim”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Corticeira Amorim aumenta lucros para 42 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião