Cooperação entre EUA e Turquia está ameaçada, alerta Erdogan
Ao fim de seis décadas de cooperação, Erdogan diz que ações unilaterais dos Estados Unidos contra a Turquia vão pôr em causa os interesses dos Estados Unidos e que Ancara vai procurar novos aliados.
O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse este sábado que a cooperação entre a Turquia e os Estados Unidos está ameaçada, alertando a Casa Branca que irá encontrar “novos aliados”, caso se mantenha o “desrespeito” norte-americano.
As relações entre os dois aliados na NATO têm-se deteriorado nas últimas semanas depois da detenção em 2016 na Turquia do pastor anglicano norte-americano Andrew Brunson e motivou a imposição por Washington de sanções punitivas a dois ministros turcos, e um aviso sobre possíveis medidas adicionais.
Na sexta-feira, Donald Trump decidiu aumentar o valor das tarifas sobre o aço e o alumínio da Turquia, acelerando a queda da moeda turca (lira), que perdeu 16% face ao dólar.
Num artigo de opinião publicado no New York Times (acesso livre/conteúdo em inglês), Erdogan avisou Washington sobre as consequências destas medidas, que podem mesmo levar Ancara a encontrar “novos amigos e novos aliados”. “A menos que os Estados Unidos comecem a respeitar a soberania da Turquia e provem que compreendem os perigos que a nossa nação enfrenta, a nossa parceria pode estar em perigo”, afirmou o Presidente turco.
A menos que os Estados Unidos comecem a respeitar a soberania da Turquia e provem que compreendem os perigos que a nossa nação enfrenta, a nossa parceria pode estar em perigo.
O aumento da tensão entre a Turquia e os Estados Unidos teve forte reflexo nos mercados na sexta-feira. A lira turca chegou a cair 17%, atingindo mínimos históricos, levando consigo o euro por arrasto. Face à queda da lira, Erdogan anunciou, na sexta-feira, uma “guerra económica” e chamou o povo turco para a “luta nacional”, incitando à troca de moedas estrangeiras.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Cooperação entre EUA e Turquia está ameaçada, alerta Erdogan
{{ noCommentsLabel }}