Bastonária dos Enfermeiros aumenta salários para membros da Ordem
Ana Rita Cavaco recebe 2.800 euros de salário, um valor que inclui um subsídio aprovado recentemente pela Ordem, numa reunião que contou apenas com 3% dos enfermeiros do país.
Numa altura em que os enfermeiros lutam por aumentos salariais, a bastonária da Ordem dos Enfermeiros está a ser acusada de ter feito aprovar a criação de um subsídio de função para os membros da Ordem, algo que, de acordo com antigos responsáveis e enfermeiros, antes não havia. Ana Rita Cavaco recebe um salário de 2.800 euros, que considera um valor justo para o cargo, justificando esta polémica com a proximidade das eleições para a Ordem que acontecem no próximo ano, de acordo com o Jornal de Notícias (acesso pago).
O salário de Ana Rita Cavaco corresponde ao salário base, caso estivesse a trabalhar como enfermeira num centro de saúde, e o subsídio de função que criou recentemente. De acordo com o regulamento aprovado, esse valor corresponde ao vencimento-base de um enfermeiro diretor grupo B (cerca de 3.400 euros brutos). Contudo, há quem afirme que a este valor ainda se somam ajudas de custo e despesas de representação.
“Numa altura em que os enfermeiros lutam para conseguir aumentar uns euros no salário, a senhora bastonária fez aprovar em assembleia-geral aumentos para quem trabalha com ela”, disse ao JN um enfermeiro especialista, que preferiu manter o anonimato. Contudo, a polémica tornou-se ainda mais acesa com a realização dessa assembleia-geral, em maio, no Funchal. Dos 72 mil enfermeiros do país, apenas cerca de 100 estiveram presentes. “Não vejo qualquer coerência em realizar a assembleia numa região que tem apenas 3% dos enfermeiros que exercem no país”, disse Germano Couto, bastonário entre 2012 e 2015.
Nessa assembleia, o ponto sete foi o que confusão causou: os membros da Ordem discutiram e votaram o “Projeto de Regulamento de Recrutamento, Seleção e Condições para o Exercício de Funções”, o que, na prática, correspondeu à votação do valor e de quem merecia ganhar o subsídio de função, com retroativos a 2016. “Sem a presença dos enfermeiros e quase só os membros da Ordem a votar, tudo é aprovado e não são feitos debates”, disse Maria Augusta Sousa, bastonária de 2004 a 2011, ao JN.
Os antigos dirigentes da Ordem garantem que nunca receberam para exercer funções na Ordem e frisam o ambiente que se vive entre os profissionais. “Nunca como agora se viu um clima de medo de represálias entre os enfermeiros. Numa altura em que a luta deveria ser outra, a Ordem está empenhada em abrir processos disciplinares internos e em avançar para tribunal com ações contra os profissionais“, disse a ex-bastonária.
Em declarações ao JN, Ana Rita Cavaco considerou 2.800 euros um valor justo, desvalorizando todas as críticas: “Assumi que este mandato seria de completa rutura com o passado, e é isso que está a acontecer”. “O subsídio de função é um valor justo para o cargo, tendo em conta a atual situação do país e dos salários dos enfermeiros“, continuou. Para além disso, justifica esta polémica com o facto de, no próximo ano, acontecerem eleições para a Ordem.
Isto acontece no quinto e último dia de greve dos enfermeiros associados da Federação Nacional dos Sindicatos de Enfermeiros (Fense), que causou o adiamento de mais de 2.000 cirurgias. De acordo com os sindicatos, esta paralisação tem registado uma adesão a rondar os 90%, sem grandes oscilações, desde o primeiro dia. Em causa, os enfermeiros exigem, sobretudo, aumentos salariais, para além do descongelamento e a reformulação das carreiras, com a introdução da categoria de enfermeiro especialista.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bastonária dos Enfermeiros aumenta salários para membros da Ordem
{{ noCommentsLabel }}