5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que termina o programa de resgate à Grécia, o INE mostra o estado da economia portuguesa atual e o mercado reage ao stress vindo da Turquia.

A Grécia sai do seu último programa de resgate e a Venezuela tenta salvar a sua moeda no meio de uma crise contínua de hiperinflação. Em Portugal, o INE mostra a conjuntura económica, e na Europa é o Eurostat que conta a história das despesas de turismo dos europeus. Nos mercados, há que estar atento à crise da lira turca, que continuou na sexta-feira a inspirar desconfiança aos investidores.

Fim do terceiro resgate à Grécia

Três mil dias, três resgates e 300 mil milhões de euros depois, chega ao fim o resgate financeiro à Grécia. Esta segunda-feira, marca o fim do terceiro resgate à economia helénica, oito anos após a primeira ajuda financeira internacional prestada pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional. A partir deste dia 20 de agosto, Atenas tem de caminhar pelos próprios pés e garantir sozinha o financiamento junto dos mercados.

Como vai o nervosismo dos mercados?

Na sexta-feira, e após um dia de acalmia, o nervosismo voltou a imperar nos mercados. Os investidores voltaram a estar de olho em mais possíveis agitações nos mercados emergentes, num dia em que a lira turca voltou a afundar mais de 4% e os principais mercados também mergulharam após mais uma recusa por parte da Turquia do pedido de libertação de um pastor cristão norte-americano. Irão os receios dos investidores ter continuidade nesta segunda-feira e ditar novas perdas nos mercados?

Como se sentem os consumidores? E os investidores?

Com a Síntese Económica de Conjuntura, a ser publicada esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), será possível ter uma imagem de conjunto do panorama económico português, permitindo perceber “as tendências do crescimento da procura, da produção, do rendimento e dos preços”. Na última publicação, referente a junho, era assinalável que tanto a confiança dos consumidores como o sentimento económico tinham diminuído na Zona Euro. O INE dá agora a conhecer os valores do mês de julho.

As despesas do turismo na União Europeia

Como é que os europeus gastam o seu dinheiro quando viajam, e quais são os países que mais beneficiam? Como parte das suas estatísticas relativas ao turismo, o Eurostat revela as Despesas no Turismo, que permitem perceber a despesa dos residentes durante as suas viagens. É possível assim perceber não só os principais destinos mas também que europeus preferem quais países. Portugal continuará “na moda”?

Venezuela tenta reabilitar o bolívar

A Venezuela volta esta segunda-feira a tentar reformar a sua moeda, o bolívar, para procurar resistir à crise que se vem instalando no país com mais força há quatro anos. Este ano prevê-se que a inflação atinja os 1.000.000%. O novo bolívar, que substituirá o bolívar forte, tem menos cinco zeros, e é apelidado de bolívar soberano. O Presidente venezuelano Nicolás Maduro indicou que esta medida servirá para mostrar maior disciplina orçamental, interrompendo a impressão excessiva de dinheiro que tem marcado a política monetária do país. Falta saber se a medida terá impacto na hiperinflação no país.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião