Maior acionista do BCP aumenta lucros. Mas ritmo de crescimento abranda

  • ECO
  • 28 Agosto 2018

A Fosun lucrou 6,86 mil milhões de yuans, cerca de 860 milhões de euros na primeira metade do ano. A dona do BCP ganhou mais, mas o ritmo de crescimento dos lucros abrandou.

A Fosun International lucrou 6,86 mil milhões de yuans, cerca de 860 milhões de euros, na primeira metade deste ano. Este resultado, por parte da maior acionista do BCP, mas que é também dona da Fidelidade e da Luz Saúde, representa um crescimento face ao período homólogo, mas bem menos expressivo que em anos anteriores.

De acordo com os dados divulgados pela empresa liderada por Guo Guangchang, o valor alcançado nos primeiros seis meses compara com os 736 milhões de euros um ano antes. Ou seja, houve um aumento de 17% que compara, contudo, com o crescimento de 33,6% registado no ano passado.

O segmento financeiro, onde se incluem a atividade seguradora e de banca, foi responsável pela maior “fatia” dos lucros da empresa chinesa. Sozinha, a unidade que conta com a Fidelidade e o BCP, gerou 5,19 mil milhões de yuans de lucro, mais 17% que no período homólogo.

"O aumento do lucro atribuível aos acionistas da casa-mãe resultou principalmente do crescimento dos lucros das subsidiárias de seguros e financeiras.”

Fosun

“Entre as subsidiárias neste segmento [segurados e banca], as receitas da Fosun Insurance Portugal [onde está a Fidelidade], Peak Reinsurance e H&A registaram um crescimento significativo”, diz a Fosun. “O aumento do lucro atribuível aos acionistas da casa-mãe resultou principalmente do crescimento dos lucros das subsidiárias de seguros e financeiras, do lucro correspondente à posição no BCP e aos rendimentos dos investimentos associados aos negócios segurador e de banca”

Foi, contudo, o negócio da saúde, no qual se inclui a Luz Saúde, que apresentou o maior crescimento entre as várias unidades de negócio da Fosun, registando-se um aumento de 31% nos lucros. Passaram de 631 para 828,9 milhões de yuans, de acordo com o relatório e contas publicado pela companhia.

Rácio da dívida volta a crescer

A Fosun manteve-se no mercado, procurando novas oportunidades de investimento numa altura em que outras empresas chinesas começaram o processo de desinvestimento. Fruto de todas as compras, a empresa liderada por Guo Guangchang, que tem também investimentos no Club Med e no Cirque du Soleil, viu o seu rácio de endividamento aumentar na primeira metade deste ano.

Depois de cair trimestre após trimestre, o rácio de alavancagem da Fosun aumentou para 53,6% no final dos primeiros seis meses deste ano, um aumento face aos 50% registados no final de 2017. Neste período, a Fosun comprou posições em empresas de vestuário, casos da St Hubert e da Wolford and Lanvin, mas também na cervejeira chinesa Tsingtao Brewery.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Maior acionista do BCP aumenta lucros. Mas ritmo de crescimento abranda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião