Marcelo defende que acordo escrito não é “essencial” para viabilizar governo

  • ECO
  • 6 Setembro 2018

O Presidente da República defende que o acordo escrito não é essencial, e dá como exemplo a atual fórmula governativa. Se um entendimento se repetir nas próximas legislativas, Marcelo não o vai exigir

Marcelo Rebelo de Sousa não vê necessidade de oficializar acordos com prova escrita, como era prática do antecessor Cavaco Silva. O Presidente da República afirma que se sair uma fórmula política diferente nas próximas legislativas, não vai exigir um acordo escrito.

“Viabilizei a permanência do governo sem nunca haver acordo escrito. Portanto, não me parece essencial haver acordo escrito”, disse Marcelo em entrevista a um podcast da TSF (acesso livre). O Presidente acrescenta ainda que tal fará “quer à esquerda, quer à direita”.

O exemplo da “geringonça” serviu para mostrar que é possível uma coligação governativa “afirmar-se” e conviver “com realidades que suscitavam a existência de acordo escrito: a Aliança Atlântica e a União Europeia”, sem o mesmo existir.

Para o chefe de Estado, “as dúvidas que se poderiam formular sobre o acordo escrito acabaram por ser resolvidas pela prática da fórmula política”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo defende que acordo escrito não é “essencial” para viabilizar governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião