Portugal é o décimo país mais democrático do mundo 

  • ECO
  • 11 Setembro 2018

Portugal melhorou no que toca a direitos e liberdades, mas regista uma pontuação baixa nos indicadores de participação politica e também de mulheres no executivo.

Em que lugar fica Portugal no ranking das democracias? É o décimo país mais democrático a nível mundial, de acordo com o Relatório da Democracia de 2018, o segundo relatório anual do projeto Variedades da Democracia (V-Dem).

O estudo do projeto V-Dem analisa 201 países, e no que toca a democracias liberais, a Noruega leva a coroa. A seguir no ranking seguem-se a Suécia, Estónia, Suíça, Dinamarca, Costa Rica, Finlândia, Austrália e Nova Zelândia.

Portugal é um dos países que contraria a tendência mundial dos últimos anos, de “alguma erosão da democracia”, segundo Tiago Fernandes, coordenador do projeto para a Europa do Sul, diz ao Público (acesso condicionado).

O país melhorou nos indicadores democráticos e de direitos e liberdades, mas fica em 38º lugar em matéria de participação politica, nas análises setoriais.

A mudança de governo em 2015 não provocou uma grande variação nos dados, de acordo com a análise de Tiago Fernandes, registando-se apenas ligeiras subidas, por exemplo na perceção de existência de corrupção e subornos no governo ou descidas noutros indicadores.

O nível de participação das mulheres nos executivos destaca-se pela negativa, com uma percentagem de cerca de 20%, que atira Portugal para a segunda pior posição.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal é o décimo país mais democrático do mundo 

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião