Qual o país com mais alojamento local?

França, Itália e Espanha são os países europeus com o maior número absoluto de alojamentos. Mas, quando se mede o peso deste setor em função da dimensão de cada país, o ranking é outro.

O fenómeno do alojamento local não é exclusivo de Portugal. Na verdade, em termos absolutos, fica até muito longe dos países europeus com maior número de alojamentos locais. Mas, quando se mede a proporção deste tipo de alojamento relativamente à área, à população ou ao número de casas existentes em cada país, o resultado é outro. Aí, Portugal, e sobretudo Lisboa, joga noutro campeonato.

Começando pela resposta mais direta: considerando o número de registos no Airbnb, a maior plataforma online de alojamento local (e não o número de alojamentos legalmente registados, já que há várias unidades em funcionamento sem deterem licença), França é o país da União Europeia com maior número de alojamentos locais. Entre casas inteiras e quartos, privados ou partilhados, são 513.341 alojamentos em todo o país, segundo os dados fornecidos pela AirDNA ao ECO. Segue-se Itália, com 392.2219 alojamentos, e Espanha, com 287.559 unidades. Entre os oito países analisados, Portugal surge apenas no sexto lugar, com um total de 77.573 alojamentos.

França é o país com mais alojamentos locais

Olhando para as capitais destes países, o ranking é diferente. A cidade com maior número de alojamentos locais é Londres, com 64.118, seguida de Paris, com 46.681 unidades registadas no Airbnb. A capital portuguesa surge no sexto lugar, com 15.601 alojamentos locais (este número é superior ao que está registado no Registo Nacional do Alojamento Local, onde o município de Lisboa surge com cerca de 14.700 unidades).

Londres é a capital com mais alojamentos locais

Contudo, tendo em conta a dimensão muito diferente de cada um destes países, a comparação de números absolutos não é a que permite traçar o retrato mais rigoroso deste fenómeno. Quando se mede o alojamento local em função da área de cada país, por exemplo, o cenário volta a mudar. Aqui, Itália passa a ser o país a ocupar o topo da tabela, com 1,3 alojamentos por quilómetro quadrado, seguido pela Holanda (0,98 alojamentos por quilómetro quadrado), Reino Unido (0,87 alojamentos) e Portugal (0,84 alojamentos), que fica assim à frente de França, Alemanha ou Espanha.

Já considerando as capitais, o ranking volta a ser outro. Paris é, de longe, a cidade mais pressionada. Com uma área de apenas 105 quilómetros quadrados, a capital francesa tem 445 alojamentos por quilómetro quadrado. Logo a seguir vem Lisboa, com uma área de 100 quilómetros quadrados e um total de 156 alojamentos por quilómetro quadrado. As restantes cidades ficam muito abaixo destes valores, não chegando sequer perto das 100 unidades por quilómetro quadrado.

Lisboa tem 156 alojamentos locais por quilómetro quadrado

Também é possível analisar a relação entre o número de alojamentos locais e a população do país. Neste caso, e sobretudo porque o alojamento local é um setor que se concentra muito apenas nas principais cidades, não chega a haver um alojamento por cada 100 habitantes destes países. A Grécia apresenta o valor mais elevado, com 0,86 alojamentos por 100 habitantes. Em Portugal, há 0,75 alojamentos por 100 habitantes.

Mas, nas capitais, o cenário é diferente. Aqui, Lisboa volta a estar no topo. Enquanto há cidades que não chegam a ter um alojamento por cada 100 habitantes, na capital portuguesa, que conta com cerca de 506 mil habitantes, contam-se mais de três alojamentos locais por cada 100 habitantes. A seguir, volta a estar Paris, com dois alojamentos por cada 100 pessoas que vivem na cidade.

Lisboa tem três alojamentos locais por cada 100 habitantes

Há ainda uma terceira comparação que é possível fazer, embora os dados não sejam os mais atualizados: a proporção de alojamentos locais relativamente ao número de casas existentes. Os dados mais recentes do Eurostat são relativos aos censos de 2011, pelo que não são comparáveis aos das estatísticas de alojamento local, relativas a este ano. Ainda assim, assumindo que o número de casas existentes em cada país não sofreu alterações significativas desde 2011, é possível fazer tirar algumas conclusões.

França é o país com o valor mais elevado, com 1,53 alojamentos locais por cada 100 fogos habitacionais. E em Portugal, 1,32 casas por cada 100 existentes destinam-se a alojar turistas.

Neste caso, os números não diferem muito quando se comparam as capitais. Paris continua a ser a mais afetada, com 3,44 alojamentos locais por cada 100 casas. Já em Lisboa, há 1,47 alojamentos por cada 100 fogos existentes.

Paris tem mais de três alojamentos locais por cada 100 casas

Lisboa posiciona-se, assim, como uma das capitais europeias onde o alojamento local assume maior dimensão. O mesmo não acontece quando se avalia o fenómeno a nível nacional. Nesse caso, Portugal continua longe dos países mais pressionados por este setor.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Qual o país com mais alojamento local?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião