Hoje nas notícias: Parque automóvel, RTP e Robles

  • ECO
  • 13 Setembro 2018

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Numa altura em que o crédito ao consumo está em níveis elevados, há um dado surpreendente. O parque automóvel em Portugal é o mais velho de sempre e supera a média Europeia. A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) alerta para o impacto na segurança e no ambiente. Entretanto, a PJ foi até Pedrógão e apreendeu o telemóvel e o computador do presidente da Câmara, no âmbito de um inquérito que investiga alegadas irregularidades nos processos de reconstrução de casas ardidas nos incêndios de junho do ano passado. O caso Robles continua na ordem do dia. Desta vez fica a saber-se que Manuel Grilo, o vereador chamado a substituir Robles, não reconduziu a filha, que tinha sido escolhida por Robles. Na RTP, e numa altura em que o mercado televisivo está ao rubro, Gonçalo Reis pede um aumento da taxa do audiovisual. Já a Visão dá destaque a um dossier sobre o emprego.

Parque Automóvel é o mais velho de sempre

A idade média dos carros ligeiros em Portugal foi em 2017 de 12,6 anos. Este valor é o mais elevado de sempre e supera a média da União Europeia. A Associação Automóvel de Portugal mostra-se preocupada e alerta para o impacto na segurança e no ambiente e diz que a única medida para a renovação do parque automóvel é o incentivo ao abate de veículos, uma medida interrompida em 2010. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

PJ apreende telemóvel e computador a autarca de Pedrógão

As autoridades fizeram buscas na Câmara de Pedrógão Grande, no âmbito de um inquérito que investiga alegadas irregularidades nos processos de reconstrução de casas ardidas nos incêndios de junho do ano passado. O telemóvel e o computador do presidente da Câmara foram apreendidos. Aos jornalistas, Valdemar Alves admitiu que pode existir uma falha ou outra mas volta a negar irregularidades. PJ e Ministério Público querem que caso seja investigado rapidamente. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Vereador do BE não reconduz filha, escolhida por Robles

O caso Robles continua a deixar mossa no Bloco de Esquerda. Agora é a vez de se ficar a saber que o vereador do Bloco, Manuel Grilo, chamado a substituir Ricardo Robles na Câmara de Lisboa não reconduziu a filha. Tudo em nome da transparência. Helena Margarida Grilo tinha sido contratada, por Robles, seis dias antes de este renunciar ao cargo de vereador da Câmara de Lisboa, depois do envolvimento na polémica por ter posto à venda um prédio avaliado em 5,7 milhões de euros. Leia a notícia completa no Jornal i (acesso pago).

Presidente da RTP pede aumento da taxa de audiovisual em 2019

Gonçalo Reis defende que a RTP está a prestar mais serviço público, que a estação televisiva sempre cumpriu os orçamentos e nesse sentido pede mais dinheiro através da Contribuição para o Audiovisual (CAV). “É fundamental que cada qual cumpra o seu quinhão”, diz Reis. “A RTP está a prestar mais serviço público, ao Estado caberá ajustar a Contribuição para o Audiovisual de acordo com a inflação tal como a lei estipula”. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

O futuro dos empregos

Se algo mudou, resultado das crises recentes, foi o mercado de trabalho. A velha máxima do emprego para vida já não existe. Disso mesmo dá conta o dossier da Visão desta quinta-feira dedicado ao futuro dos empregos. Que profissões estão em risco de desaparecer? Como é que se deve encarar a inteligência artificial? Quais as competências em que se deve apostar? E quanto tempo vamos trabalhar são alguns dos temas em destaque. Leia a notícia completa na Visão (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Parque automóvel, RTP e Robles

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião