Há uma nova empresa na bolsa. Farminveste vale 53 milhões

  • Lusa
  • 16 Outubro 2018

O braço empresarial da Associação Nacional de Farmácias estreou-se na Euronext Acess, com 9,5 milhões de ações a um valor de referência unitário de 5,6 euros. A negociação das ações será por chamada.

A Farminveste, o braço empresarial da Associação Nacional de Farmácias (ANF), decidiu entrar na Euronext, estando a decorrer uma oferta de subscrição de obrigações convertíveis reservada aos acionistas.

“A admissão à negociação de ações da Farminveste B na plataforma Euronext Access é um passo significativo para a consolidação do crescimento do grupo Farminveste”, disse hoje o presidente executivo da ‘holding’, Paulo Jorge Cleto Duarte, durante a sessão de admissão, realizada na Euronext, em Lisboa.

Foram hoje admitidas à negociação 9.500.000 de ações nominativas da categoria B, escriturais, com um valor nominal de 5 euros e a um preço de referência de 5,60 euros, que correspondem a uma capitalização de 53 milhões de euros. A negociação será feita por chamada (duas vezes ao dia).

O período de subscrição das ações decorre até 25 de outubro.

O Euronext Access é um dos mercados da Euronext e representa a porta de entrada para empresas que pretendem um acesso simples à admissão à cotação.

O presidente executivo da Farminveste afirmou que “o principal objetivo é permitir que os investidores tenham um mecanismo que facilite a transação das ações da empresa e o estabelecimento de um preço de referência para as mesmas”, sendo que constitui também “uma garantia adicional de credibilidade e transparência” para o mercado.

Paulo Cleto Duarte salientou aos jornalistas, no final do evento, que a Farminveste já opera em vários países europeus.

“Algumas das nossas participadas já são líderes em Espanha, lançámos recentemente atividades na Irlanda e no Reino Unido e muito recentemente também na Alemanha através de uma das nossas participadas”, detalhou, adiantando que o objetivo da empresa é ser “um player relevante nos domínios dos sistemas de informação e da inteligência do mercado a nível europeu”.

O gestor disse que “esse caminho será seguido nos próximos cinco anos”.

A Farminveste surgiu em 2010, tem atualmente participação em 17 empresas, sendo que é maioritária em 13 delas.

O principal objetivo da Farminveste é investir empresas das áreas de distribuição farmacêutica, tecnologia de informação e sistemas, inteligência de mercado farmacêutico, prestação de serviços de saúde e imóveis.

O principal acionista da Farminveste é a ANF, na qual participam quase todas as farmácias em Portugal, sendo que os restantes acionistas são também farmácias portuguesas.

Em 2017, a Farminvest detinha 513 milhões de euros em ativos e gerou um volume de negócios consolidado de 701 milhões de euros.

Os resultados operacionais atingiram os 29 milhões de euros em 2017, sendo que a Farminveste gerou nesse ano um lucro consolidado de 19 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há uma nova empresa na bolsa. Farminveste vale 53 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião