Clima económico abranda na Zona Euro. Consumidores mais confiantes em Portugal

  • ECO e Lusa
  • 30 Outubro 2018

Em Portugal, a confiança dos consumidores voltou a acelerar e o indicador de clima económico estabilizou em outubro.

O indicador que mede o sentimento económico recuou na zona euro e na União Europeia (UE) em outubro, face a setembro, segundo dados publicados esta terça-feira pela Comissão Europeia. O clima de negócios na Europa também está a piorar, enquanto em Portugal a tendência segue um caminho contrário: a confiança dos consumidores voltou a acelerar e o indicador de clima económico estabilizou em outubro, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em Portugal, a subida do indicador de confiança dos consumidores em outubro segue-se a quatro meses consecutivos de quebras, após ter atingido em maio o valor máximo da série, enquanto a estabilização do indicador de clima económico acontece após ter diminuído em setembro e ter atingido em julho o valor máximo desde maio de 2002.

Os inquéritos de conjuntura às empresas e aos consumidores efetuados em outubro pelo INE revelaram que a redução do indicador de confiança dos consumidores “refletiu o contributo positivo do saldo das perspetivas relativas à evolução da poupança, da situação financeira do agregado familiar e, em menor grau, da situação económica do país”.

O indicador de confiança da indústria transformadora diminuiu em setembro e outubro, após ter recuperado nos dois meses anteriores. “A evolução do indicador no último mês refletiu o contributo negativo das perspetivas de produção e das opiniões sobre a procura global”, explica o INE.

Quanto ao indicador de confiança da construção e obras públicas, aumentou em outubro, após ter diminuído nos três meses anteriores, “em resultado do contributo positivo das opiniões sobre a carteira de encomendas e das perspetivas de emprego”. No comércio, o indicador de confiança aumentou em setembro e outubro, segundo o INE, após ter diminuído entre junho e agosto, com o resultado de outubro a traduzir o contributo positivo das perspetivas de atividade e das opiniões sobre o volume de vendas.

Já o indicador de confiança dos serviços diminuiu em setembro e outubro, após ter atingido no mês anterior o máximo desde agosto de 2001. No mês de referência, o comportamento deste índice refletiu o contributo negativo de todas as componentes, apreciações e perspetivas sobre a evolução da carteira de encomendas e opiniões sobre a atividade das empresas.

Em relação à tendência europeia, na Zona Euro, o indicador do sentimento económico recuou 1,1 pontos em outubro para os 109,8. Na UE, o sentimento económico diminuiu 0,8 pontos, para os 110,4, de acordo com dados da Direção-geral dos Assuntos Económicos e Financeiros do executivo comunitário.

Entre as maiores economias da zona euro, o indicador progrediu apenas em Espanha (1,9 pontos), tendo recuado nas outras quatro: 1,3 pontos na Alemanha e em França, -1,2 pontos em França e -0,9 pontos em Itália.

Nas maiores economias fora da moeda única, o sentimento económico aumentou no Reino Unido (0,2 pontos) e recuou na Polónia (-0,9).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Clima económico abranda na Zona Euro. Consumidores mais confiantes em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião