PIB da Zona Euro desacelera no terceiro trimestre

Quer na evolução em cadeia, quer em termos homólogos, a economia europeia está a apresentar sinais de abrandamento.

O Produto Interno Bruto (PIB) do conjunto dos países da União Europeia e da Zona Euro cresceu 0,3% e 0,2%, respetivamente, no terceiro trimestre deste ano, em relação ao trimestre anterior. Em ambos os casos, os valores representam uma ligeira desaceleração da economia europeia.

Os dados foram divulgados, esta terça-feira, pelo Eurostat, que lembra que, no segundo trimestre, o PIB da União Europeia e da Zona Euro tinha aumentado, respetivamente, 0,5% e 0,4% em cadeia.

Também em termos homólogos a economia europeia apresenta sinais de abrandamento. No terceiro trimestre, o PIB da União Europeia cresceu 1,9%, aquém do crescimento de 2,1% registado em igual período do ano passado, e o da Zona Euro aumentou 1,7%, também abaixo do aumento de 2,2% que tinha sido alcançado no terceiro trimestre de 2017.

Esta é uma estimativa preliminar do Eurostat, que poderá vir a ser revista quando o gabinete de estatísticas europeu publicar os dados definitivos, no próximo mês.

Notícia atualizada às 10h17 com mais informação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PIB da Zona Euro desacelera no terceiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião