Fundos europeus fechados na gaveta há cinco anos

  • ECO
  • 2 Novembro 2018

Falta de recursos humanos e a contratação de pessoas sem experiência ajudaram a que a situação atingisse níveis preocupantes. Há quem esteja a dever seis meses de salários a formadores.

As mudanças no sistema informático feitas na transição entre quadros comunitários faz com que, cinco anos depois de ter sido lançado o Portugal 2020 ainda haja linhas de financiamento que não abriram, avança esta sexta-feira o Jornal de Notícias (acesso pago). Em causa estão atrasos na entrega de candidaturas e nos pedidos de reembolso.

Os promotores submeteram 3.540 candidaturas ao Fundo Social Europeu (FSE) que estão por aprovar, num universo de 21.902, revela o jornal, acrescentando que falta liquidar 2.400 pedidos de reembolso, em cerca de 16 mil. Atrasos que não escaparam aos reparos de Bruxelas. “Sabemos que a Comissão Europeia já chamou a atenção da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, porque os resultados não estão a aparecer”, disse um técnico de um dos organismos, citado pelo Jornal de Notícias.

A AD&C, a entidade que gere os fundos comunitários, confirmou que “o Sistema de Informação de suporte à gestão do FSE no Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) não estava ancorado em soluções tecnológicas que permitissem a sua continuidade no PT 2020”, por isso, a opção das autoridades foi disponibilizar as funcionalidades de forma faseada. A agência reconhece a existência de “problemas pontuais”, mas garante que “estas circunstâncias iniciais se encontram ultrapassadas”. “O SI FSE 2020 suporta a atividade de dez programas operacionais, tendo neste momento 222 tipologias de operação diversas, das quais resultaram mais de 500 avisos de abertura de concurso”, acrescenta a entidade citada pelo JN.

A falta de recursos humanos e a contratação de pessoas sem experiência também ajudaram a que a situação atingisse níveis preocupantes. Segundo o jornal há quem esteja a dever seis meses de salários a formadores. Por exemplo, no universo das 14 associadas da Associação de Proteção e Socorro (APROSOC), há 600 pessoas sem receber há dois ou mais meses, revela o presidente. “Há centenas de milhares de euros de reembolsos em atraso em estabelecimentos de ensino dependentes das verbas do Programa Operacional Regional de Lisboa 2020 do Fundo Social Europeu”, denuncia João Saraiva.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundos europeus fechados na gaveta há cinco anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião