Número de novos pensionistas do Estado cai. Fica abaixo dos dez mil

  • ECO
  • 8 Novembro 2018

É a segunda vez em vinte anos em que o número de saídas para a reforma entre os funcionários públicos fica abaixo de 10 mil. O valor médio das novas reformas será de mais de 1.100 euros neste ano.

Serão cerca de 8.975 os novos reformados na Caixa Geral de Aposentações (CGA) neste ano, de acordo com o Diário de Notícias (acesso condicionado). Este valor representa uma descida de 27% em relação a 2017, naquele que é o segundo registo em 20 anos em que número de saídas para a reforma entre os funcionários públicos fica abaixo de 10 mil.

Na base desta quebra está o aumento da idade legal de aposentação e as penalizações pela reforma antecipada, fatores que têm vindo a influenciar as saídas para a reforma da função pública. No ano passado foram mais de 12 mil os que passaram a aposentados da CGA, um aumento em relação a 2016, ano em que se verificou o número mais baixo de novos pensionistas.

O valor médio das novas reformas supera os 1100 euros neste ano, depois de em 2016 se ter fixado abaixo dos mil euros pela primeira vez. Foram deferidas 66 pensões para os últimos três meses deste ano acima dos quatro mil euros, o que contribui para esta média.

A idade de acesso à pensão de velhice tem vindo a aumentar, e situa-se agora nos 66 anos e quatro meses. Em 2019 a idade de reforma deve voltar a subir um mês.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Número de novos pensionistas do Estado cai. Fica abaixo dos dez mil

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião