Football Leaks: UEFA admite reabrir casos antigos que envolvem grandes clubes europeus

A UEFA poderá reanalisar a situação financeira de vários clubes europeus, na sequência das revelações do Football Leaks de que alguns clubes terão contornado as regras do fair play financeiro.

A UEFA poderá reabrir alguns casos antigos que envolvem clubes europeus na sequência das informações que têm vindo a público com a investigação do Football Leaks, avançou a AFP, com base num comunicado do organismo que tutela o futebol na Europa. Desta forma, a UEFA admite voltar a analisar a situação financeira de vários clubes à luz dos novos dados revelados por vários meios de comunicação social que tiveram acesso a documentos sobre os meandros do desporto-rei.

“Se surgir qualquer informação nova relacionada com esta avaliação, a UEFA irá usá-la para a comparar com os números [fornecidos anteriormente] e pedir esclarecimentos ou desmentidos aos clubes envolvidos”, sublinha a UEFA. Grandes clubes como o Manchester City e o Paris Saint-Germain já foram colocados em causa pelo Football Leaks, cujas informações indiciam que estes clubes terão contornado as regras do fair play financeiro.

O fair play financeiro é um conjunto de regras criado em 2010 que, em linhas gerais, impede os clubes envolvidos em competições europeias de gastarem mais do que ganham. O objetivo é manter o equilíbrio nas contas dos clubes. No entanto, a AFP cita o jornal francês Mediapart, que acusou recentemente a UEFA de ter “lavado mais de seis mil milhões de euros em injeções de capital”, quando os clubes deveriam subsistir apenas com base nos seus próprios rendimentos.

“Os privilegiados têm conseguido viver além das possibilidades, sem qualquer racionalidade económica, violando as regras do fair play financeiro”, sublinha o Mediapart, citado pela agência francesa. A AFP cita uma fonte bem posicionada no futebol europeu, que disse que “as recentes revelações exigem a reabertura de processos, porque muitos clubes pequenos foram sancionados, enquanto os grandes foram poupados”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Football Leaks: UEFA admite reabrir casos antigos que envolvem grandes clubes europeus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião