OPEP estima queda da procura semelhante a corte proposto por Riade

  • Lusa
  • 13 Novembro 2018

A organização calcula que a procura de petróleo caia para 31,5 milhões de barris por dia em 2019, menos 1,1 milhões do que o nível estimado para este ano.

A Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) calcula que a procura do seu petróleo vai cair em 1,1 milhões de barris por dia em 2019, uma redução semelhante ao corte que foi proposto pela Arábia Saudita para subir os preços da matéria-prima.

“Em 2019, a procura de petróleo da OPEP é calculada em 31,5 milhões de barris por dia, cerca de 1,1 milhões de barris por dia abaixo do nível estimado em 2018”, quando a procura de petróleo do grupo será de 32,6 milhões de barris por dia, sublinha o relatório mensal da Organização, publicado esta terça-feira, no qual analisa a situação do mercado mundial de energia.

A Arábia Saudita, o maior produtor da OPEP e líder natural, já tinha anunciado na segunda-feira que considera indispensável suprimir um milhão de barris por dia para equilibrar o mercado. “As análises técnicas que revemos ontem mostram-nos que precisamos de uma redução de cerca de um milhão de barris por dia para equilibrar o mercado”, afirmou na segunda-feira o ministro do Petróleo da Arábia Saudita durante uma conferência em Abu Dabi.

Já no domingo, Riade anunciou que iria reduzir a sua produção e diminuir em dezembro as suas exportações em 500.000 barris por dia devido ao excesso de oferta de petróleo.

Nas últimas semanas produziu-se uma descida paulatina do preço do petróleo, até chegar a níveis abaixo dos 70 dólares, fazendo com que alguns países produtores temam um afundamento dos preços semelhante ao registado em 2014.

A OPEP e uma dezena de produtores aliados, como a Rússia, adotaram em dezembro de 2016 uma política de cortes para subir os preços do petróleo, uma decisão que fez subir a cotação de 22 dólares – que chegou a registar-se em 2016 – para 84 dólares no início de outubro último.

A OPEP considera que esta estratégia teve êxito porque em 2017 e 2018 a procura superou a oferta, mas sublinha que em 2019 a produção mundial vai voltar a ser superior à procura. Caso se cumpram os cálculos da OPEP para 2019, a procura de petróleo do grupo cairá em cerca de dois milhões de barris por dia face a 2017.

“Ainda que o mercado do petróleo tenha alcançado um equilíbrio agora, as previsões para 2019 sobre o crescimento da oferta de países ‘não OPEP’ indicam que esta vai superar a procura mundial de petróleo, implicando uma ampliação do excesso de oferta”, referem os especialistas da OPEP no relatório.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OPEP estima queda da procura semelhante a corte proposto por Riade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião