5 coisas que vão marcar o dia

Os juízes poderão avançar, esta terça-feira, com uma greve de 21 dias intercalados, que irá prolongar-se até outubro de 2019. O candidato à presidência da supervisão do BCE será ouvido em Bruxelas.

Ainda sem a certeza sobre se poderá haver um entendimento com o Governo, os juízes avançam, esta terça-feira, com o primeiro de 21 dias intercalados de greve. Lá fora, o Parlamento Europeu vai ouvir Andrea Enria, candidato à presidência do Conselho de Supervisão do Banco Central Europeu (BCE), enquanto a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) divulga os dados do crescimento das economias na região.

Juízes em greve

Se nada mudar, deverá arrancar, esta terça-feira, a greve dos juízes. A avançar, será uma greve de 21 dias intercalados, ao longo de um ano, com início a 20 de novembro e distribuídos até 21 de outubro de 2019, em protesto contra a falta de acordo na revisão do Estatuto dos Magistrados Judiciais. Em causa estão questões como os salários e as carreiras de classe. Contudo, a Associação Sindical dos Juízes Portugueses afirmou, na semana passada, que ainda estava em “contactos formais e exploratórios” com o Ministério da Justiça, dando a entender que ainda será possível chegar a entendimento com o Governo.

Cimpor decide aumento de capital

Os acionistas da Cimpor reúnem-se em assembleia geral extraordinária para decidir sobre um aumento de capital de até cerca de 887 milhões de euros. A ser aprovada, a Cimpor poderá mais do que duplicar o seu capital social, atualmente de 672 milhões de euros, com esta operação. A decisão será feita depois de, no ano passado, a Cimpor ter visto falhar um aumento de capital que poderia ascender até dois mil milhões de euros. A capitalização da empresa acabou por ser feita em dezembro desse ano, com a realização de prestações acessórias e com a oferta pública inicial lançada pela argentina Loma Negra, que rendeu 876 milhões à Cimpor.

Bruxelas ouve candidato a presidente da supervisão do BCE

O Parlamento Europeu vai ouvir, esta tarde, Andrea Enria, candidato à presidência do Conselho de Supervisão do BCE. O italiano de 57 anos foi nomeado pelo conselho de governadores do BCE no início deste mês. Se o Parlamento Europeu aprovar esta nomeação, Andrea Enria deverá assumir a supervisão do BCE a partir de 1 de janeiro de 2019.

Como evolui a economia da OCDE?

A OCDE divulga os dados mais recentes relativos à evolução do PIB nos países que pertencem à organização. A economia da OCDE tem estado em desaceleração este ano, em relação a 2017. No primeiro trimestre, o PIB cresceu 0,5%, acelerando para 0,7% no segundo trimestre.

E o sentimento económico em Portugal?

Ainda no campo das estatísticas, o Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar a mais recente Síntese Económica de Conjuntura, relativa a outubro deste ano. Os dados relativos a setembro deram conta de uma estabilização da atividade económica e de uma diminuição do indicador de clima económico.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião