Macron recebe parceiros sociais esta segunda-feira

  • ECO
  • 9 Dezembro 2018

O Presidente de França quer juntar as forças políticas, territoriais, económicas e sociais franceses para ouvir as suas propostas e mobilizá-los a agirem.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, vai receber as cinco confederações sindicais e as três organizações patronais de França esta segunda-feira. Irá ainda receber os presidentes do Senado, da Assembleia Nacional e do Conselho Económico, Social e Ambiental. A informação é avançada pela Reuters, que cita fonte do Palácio do Eliseu.

A reunião terá lugar às 9h00 (hora de Lisboa) e servirá para discutir os acontecimentos das últimas semanas. Durante quatro sábados consecutivos, vários milhares de manifestantes, os chamados “coletes amarelos”, andaram pelas ruas de todo o país, chegando mesmo a passar a fronteira, num protesto violento contra a atual governação de França.

O Presidente quer juntar as forças políticas, territoriais, económicas e sociais nestes tempos difíceis para a nação, de forma a ouvir as suas vozes e propostas, com vista a mobilizá-los“, detalhou a mesma fonte à Reuters.

Os protestos deste fim de semana juntaram cerca de 136 mil manifestantes. Perto de duas mil pessoas foram identificadas só em França, das quais mais de 1.700 foram detidas. Outras 135 ficaram feridas, das quais 17 eram polícias.

O movimento começou há algumas semanas em protesto contra o aumento do preço dos combustíveis, mas tomou já uma dimensão de larga escala e os manifestantes reivindicam a recuperação do poder de compra, bem como a demissão de Macron.

Após as reuniões desta segunda-feira, o Presidente francês deverá dirigir um discurso ao país, mas não há ainda indicação de quando esse discurso será feito.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Macron recebe parceiros sociais esta segunda-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião