Seis lições a retirar do Web Summit

  • Pedro Mourato Gordo
  • 21 Novembro 2016

Depois de uma semana “de doidos”, conforme referiu Paddy Cosgrave, não restam dúvidas sobre o impacto muito positivo que o evento trouxe ao nosso país, de vários formas e em diversas áreas.

Mas o que ficou realmente do Web Summit para as startups portuguesas? De que forma é que estas aproveitaram a participação no evento de acordo com os objetivos definidos?

São questões que poderão apenas vir a ter resposta num futuro a médio e longo prazo, pelo que, para já, ficam seis lições que foi possível retirar após ver, ouvir e discutir diferentes ideias durante o Web Summit:

  1. Startup prevenida vale por duas. Estar preparado é fundamental. Definir objetivos claros, pesquisar as empresas presentes no evento, contactar pessoas do nosso interesse e agendar reuniões com antecedência foram passos importantes para o sucesso da nossa participação.
  2. Networking, Networking, Networking. É extremamente importante falar com o máximo de pessoas possível, sempre tomando a iniciativa. Mostra proatividade e vontade de saber mais.
  3. Preparar o pitch perfeito num minuto. Em conversas informais, não queremos discursos longos e técnicos. É importante estar preparado para dar a conhecer o nosso projeto de forma simples e rápida.
  4. “Learning is an endless process”. Esta é uma máxima que nos segue e que ficou ainda mais reforçada neste evento. Estar aberto a opiniões e sugestões sobre o nosso projeto é fundamental e não tem preço.
  5. Ser original na forma como se comunica durante o evento. O tradicional saquinho, caneta e porta-chaves já não servem. Muitas das pessoas que estiveram presentes no evento são de outros países e não querem levar material publicitário nas suas viagens de regresso. Fizemos o teste ao optar por suportes multimédia e teve bastante sucesso. As pessoas mostraram interesse e dispensaram alguns minutos a ver um vídeo sobre o nosso projeto. Adicionalmente, criámos uns folhetos em formatos de notas que chamaram bastante a atenção.
  6. Falar com paixão sobre o nosso projeto. As pessoas reconheceram o entusiamo em partilhar o que nos distingue e, de certeza, ficámos na sua memória.

Pedro Mourato Gordo é CEO da Zarph

  • Pedro Mourato Gordo

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seis lições a retirar do Web Summit

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião