PCP quer nova ponte no Tejo e aeroporto em Lisboa. E TGV para Espanha
Depois de o Governo ter aprovado e remetido à Assembleia da República o Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030, o PCP apresentou um projeto de resolução com as suas opções de investimento.
O Partido Comunista Português (PCP) tem propostas para o Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030. Depois de o Governo ter aprovado e remetido à Assembleia da República o plano, apresentou um projeto de resolução em que defende um novo aeroporto de Lisboa, uma nova travessia do Tejo e TGV para ligar Lisboa e Porto a Madrid.
De acordo com o Jornal de Negócios (acesso pago), os comunistas criticam o PNI 2030 pelo “caráter insuficiente e limitado dos níveis globais de investimento público previstos para tão largo período – cerca de 21 mil milhões de euros”. E dizem que tem “como consequência o adiamento de um elevado número de investimentos para lá de 2030”.
É neste sentido que o partido liderado por Jerónimo de Sousa apresenta as suas grandes opções. A introdução da alta velocidade ferroviária em Portugal nas ligações de Lisboa a Madrid e ao Porto é um dos projetos prioritários defendidos pelo PCP para a próxima década.
Além da alta velocidade, o PCP entende que o país deve ainda projetar e calendarizar o novo aeroporto de Lisboa na área do Campo de Tiro de Alcochete — quando acabou de ser lançada a construção do aeroporto no Montijo –, mas também uma terceira travessia do Tejo, rodoferroviária, entre Chelas e Barreiro.
Relativamente aos transportes públicos, o PCP defende a expansão da rede da Metro do Porto com a ligação a Matosinhos Sul, novas ligações a Gaia, Gondomar e à Trofa. No caso do Metro de Lisboa, a aposta vai no sentido do alargamento da Linha Vermelha até Alcântara e a ligação a Loures.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PCP quer nova ponte no Tejo e aeroporto em Lisboa. E TGV para Espanha
{{ noCommentsLabel }}