Brexit arrasa milionários. Há menos 15%

  • Ana Luísa Alves
  • 22 Novembro 2016

Com a queda da libra para mínimos históricos, o Reino Unido viu cair também o número de milionários. Encolheu em 15%.

Cai a libra, perdem-se milionários. O número de britânicos milionários no Reino Unido caiu 15% depois de a votação para o divórcio da União Europeia ter castigado a libra, que em outubro negociou em mínimos de 31 anos. A conclusão é do banco suíço Credit Suisse.

A riqueza dos agregados familiares encolheu em 10% nos 12 meses terminados em junho como uma “consequência direta” da votação do Brexit, acrescentou o banco suíço num relatório anual citado pela Bloomberg.

O Reino Unido teve um ano tumultuoso, marcado por fortes quedas tanto na taxa de câmbio [a libra afundou] como no mercado acionista, após a votação em junho para deixar a União Europeia“, referiu o banco suíço.

O Brexit acentuou a queda de 15% da moeda do país, levando o mercado de capitais britânico para a maior desvalorização desde a crise financeira de 2008. Enquanto as ações recuperaram desde então, o país enfrenta um período de incerteza económica e política que paira sobre o futuro divórcio da União Europeia.

O Japão, os EUA e a Alemanha são quem tem o maior número de milionários. O Reino Unido surge na quinta posição do ranking do Credit Suisse. Os 14 biliões de libras de riqueza das famílias britânicas estão espalhados por 49 milhões de cidadãos, dos quais cerca de 5% têm um milhão de libras ou mais.

Os países que esperam vir a ter o maior número de milionários, nos próximos cinco anos, são a China, Austrália e Canadá, de acordo com o relatório do banco suíço.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brexit arrasa milionários. Há menos 15%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião