Partida, largada, fugida. Primeira corrida de aviões elétricos chega em 2020
A Airbus é sócio fundador da Air Race E, a nova competição que verá oito aviões elétricos competir a dez metros do solo. A série inaugural está prevista para 2020.
Vem aí uma nova competição com motores verdes. Prepare-se para olhar para os céus, porque a Airbus juntou-se à Air Race E para criar a primeira corrida de aviões elétricos do mundo. Está tudo a postos para que a série inaugural aconteça em 2020, numa competição que opõe oito aviões elétricos, a dez metros do solo.
Depois de chegar a Fórmula E para carros elétricos, é a vez dos aviões. O formato será semelhante às corridas aéreas da Fórmula 1, num circuito onde se vão atingir “velocidades superiores a qualquer desporto motorizado terrestre”, revela a Airbus em comunicado. A fabricante europeia é sócio fundador oficial da Air Race E.
“Queremos motivar os fabricantes a mostrar as suas tecnologias em todo o espetro de sistemas e componentes de propulsão elétrica”, explica Grazia Vittadini, diretora de tecnologia da Airbus, citada em comunicado. “Esta parceria permite-nos demonstrar o nosso compromisso de permanecer na vanguarda da propulsão elétrica, e o desenvolvimento de um novo ecossistema”, continua.
A Universidade de Nottingham está responsável pelo desenvolvimento do avião protótipo para as corridas. Um motor elétrico integrado, uma bateria, e um sistema de componentes eletrónicos são os componentes necessários para fazer andar o veículo, que servirá de modelo para formular as regras da corrida.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Partida, largada, fugida. Primeira corrida de aviões elétricos chega em 2020
{{ noCommentsLabel }}