Enfermeiros. Afinal, providência cautelar já não vai acontecer

  • ECO
  • 8 Fevereiro 2019

Sindicato dos Enfermeiros afinal já não vai avançar com providência cautelar para suspender a requisição civil que o Governo aprovou esta quinta-feira. Vai seguir com uma intimação.

O Sindicato dos Enfermeiros afinal já não vai avançar com uma providência cautelar para suspender a requisição civil aprovada pelo Governo, avançou a SIC Notícias.

No entanto, o sindicato diz que vai apresentar uma intimação ao tribunal administrativo para a proteção de direitos, liberdades e garantias. Uma figura jurídica que será suficiente para garantir a suspensão da requisição civil ou, no mínimo, mudar a forma como a requisição é aplicada.

Esta manhã o mesmo sindicato tinha feito anunciar que ia recorrer a uma providência cautelar à requisição civil que o Governo aprovou, e que requer que os enfermeiros tenham de cumprir os serviços mínimos. O anúncio foi feito durante um protesto à porta do hospital de Santa Maria, em Lisboa.

A requisição civil produz efeitos até ao dia 28 de fevereiro de 2019. A portaria requisita os enfermeiros que exerçam funções no Centro Hospitalar e Universitário de S. João, no Centro Hospitalar e Universitário do Porto, no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga e no Centro Hospitalar de Tondela-Viseu “que se mostrem necessários para assegurar o cumprimento dos serviços mínimos” definidos pelo tribunal arbitral.

O Sindicato Democráticos dos Enfermeiros disse esta manhã que “o Governo inventou um incumprimento para decretar uma requisição civil completamente ilegal”, referindo-se ao incumprimento dos serviços mínimos da classe, que motivou a requisição civil. O sindicato explicava desta forma porque ia avançar com uma providência cautelar, de que desistiu agora.

(Notícia atualizada pela última vez às 17h15).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Enfermeiros. Afinal, providência cautelar já não vai acontecer

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião