Rio diz que será “imperdoável” se banca e regulador não aprenderam com erros
Rui Rio alerta para o aumento do crédito ao consumo considerando que será “imperdoável” se a banca e o regulador não tiverem aprendido com os erros do passado.
O presidente do PSD, Rui Rio, alertou esta sexta-feira para o aumento do crédito ao consumo, considerando que será “imperdoável” se a banca comercial e o Banco de Portugal não tiverem aprendido com os erros do passado.
No discurso de encerramento das jornadas parlamentares do PSD, que hoje terminaram no Porto, Rui Rio alertou para o crescimento de 20% do crédito ao consumo nos últimos três anos e para a diminuição da taxa de poupança dos portugueses.
“Espero que a banca portuguesa tenha aprendido alguma coisa com aquilo que se passou em Portugal, mas se não, que o Banco de Portugal (BdP) tenha ele aprendido o suficiente”, afirmou.
Escusando-se a dizer se considera suficientes as recomendações feitas até agora pelo regulador à banca comercial, o presidente do PSD disse esperar que o BdP “aja, no momento em que os números comecem a passar determinado patamar”.
“Seria absolutamente inadmissível que em Portugal se repetissem os erros que recentemente se fizeram e os portugueses fossem, outra vez, chamados a pagar erros da banca comercial”, avisou.
Na mesma linha, Rio considerou “imperdoável” que o banco central permitisse aos bancos comerciais resvalarem para lá de certo limite e chamou também a atenção para as responsabilidades do Governo.
“O próprio Governo tem meios e instrumentos de ordem fiscal para desincentivar o endividamento e incentivar a poupança”, sublinhou.
Rio alertou ainda que, se o país não está “na mesma situação”, nem “com a mesma intensidade”, que o levou a pedir ajuda externa, está a seguir “a mesma lógica de governação”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Rio diz que será “imperdoável” se banca e regulador não aprenderam com erros
{{ noCommentsLabel }}