Turismo empregou 13 milhões de pessoas na UE, em 2017

O número de trabalhadores no setor do turismo manteve-se estável na UE em 2017, sendo que em Portugal certas áreas do setor registaram um crescimento.

Mais de 13 milhões de pessoas na UE trabalhavam no setor do turismo, em 2017, um número que se manteve estável. A maioria dos empregos eram no setor alimentar e das bebidas, seguido pela área dos transportes. Em Portugal, o emprego nas indústrias que se focam inteiramente no turismo registou um ligeiro aumento em relação ao ano anterior.

Não estão ainda disponíveis todo os dados relativos ao emprego nesta área para 2017, mas nas indústrias consideradas pelo Eurostat nota-se um crescimento. Foi no alojamento que, em Portugal, se registou o maior crescimento. Passou de empregar 80.260 pessoas para 86.382. Também no setor de organização de viagens encontraram emprego mais mil pessoas, para totalizar os 13.266.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o crescimento do emprego neste setor tinha sido de quase 16% em 2017. Mas começou a abrandar no ano seguinte, com o número de pessoas empregadas nas atividades de alojamento e restauração a aumentar apenas 1,6% em 2018, para um total de 328,5 mil trabalhadores.

Pela UE, em 2017, mais mulheres arranjaram trabalho no turismo, e chegaram a representar mais de metade dos trabalhadores do setor (59%), destaca o gabinete de estatísticas. É no alojamento, nas agências de viagens e nos guias de tours que se nota mais esta tendência. A percentagem de trabalhadores jovens, dos 15 aos 24 anos, também ganha relevo no turismo, quando comparado com outras atividades.

Emprego no turismo em 2017Eurostat

Como é uma área muito afetada pela sazonalidade, existe por outro lado uma maior probabilidade de serem celebrados contratos temporários. Estes representam cerca de 23% do trabalho no setor, enquanto nas atividades na área económica não financeira a percentagem de trabalhadores com este vínculo é de 14%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Turismo empregou 13 milhões de pessoas na UE, em 2017

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião