Donald Trump suspende todos os voos Boeing 737 Max

Depois da União Europeia e da Índia terem suspendido todos os voos com Boeing 737 Max, também os Estados Unidos decidiram fazê-lo. Donald Trump contrariou, assim, as instruções dadas pelo regulador.

Depois da União Europeia e da Índia terem suspendido todos os voos com Boeing 737 Max, também os Estados Unidos decidiram fazê-lo, avança o The New York Times. Isto na sequência do acidente que resultou na morte de mais de centena e meia de pessoas. O regulador aéreo norte-americano tinha dado instruções para que se mantivesse a normalidade dos voos, mas Donald Trump escolheu reverter essa decisão e suspender todos os voos com o tipo de aviões referidos.

Há vários dias que a Administração Federal Aérea estava sob pressão para suspender os voos operados com Boeing 737 Max, seguindo a opção tomada pelos reguladores em mais de quatro dezenas de países, incluindo a União Europeia e a Índia. Ainda assim, a agência tinha dado instruções para que se mantivesse a normalidade das operações, já que não estavam em causa “problemas de desempenho sistémicos”.

Poucas horas depois do ministro dos Transportes canadiano ter divulgado dados que sugerem semelhanças entre o acidente deste domingo e o de outubro do ano passado, Donald Trump decidiu contrariar o regulador e suspender os voos em causa.

“A Boeing é uma empresa incrível. Eles estão a trabalhar arduamente para encontrar uma resposta, mas até que a tenham, os voos estão suspensos”, disse o presidente dos Estados Unidos. Face a estas declarações, os títulos da Boeing estão a recuar 1,31% para 370,51 dólares.

Em causa está a queda de um avião da Ethiopian Airlines, um Boeing 737-8 Max, que matou as 157 pessoas que seguiam a bordo. Esse acidente parace agora apresentar semelhanças sensíveis ao incidente de outubro último, com outro Boeing do mesmo modelo pertencente à Lion Air, uma companhia da Indonésia, que matou 189 passageiros e tripulação. Os dois incidentes levaram um número crescente de países a fechar o respetivo espaço aéreo.

(Notícia atualizada às 19h05).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Donald Trump suspende todos os voos Boeing 737 Max

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião