Lisboa lidera ganhos na Europa. BCP sobe quase 1%

A praça lisboeta lidera os ganhos entre as principais praças europeias. Depois da subida do rating, o PSI-20 acelera, beneficiando da subida de quase 1% do BCP.

A bolsa de Lisboa está em alta. Depois de ter fechado a última semana em queda, penalizada pelo setor da energia, regressa aos ganhos, com praticamente todas as cotadas em alta. A praça portuguesa lidera os ganhos entre as congéneres europeias, beneficiando do comportamento positivo do BCP.

O PSI-20, principal índice bolsista português, está a valorizar 0,38% para 5,259,75 pontos, com a generalidade dos títulos em alta. Lá fora, as restantes praças europeias prosseguem a tendência da última semana, mas, agora, com ganhos bem mais ligeiros. O Stoxx 600 valoriza 0,06%, enquanto o espanhol IBEX sobe 0,1% e o britânico FTSE avança 0,28%.

Por cá, a estrela da sessão está a ser o BCP, que já sobe mais de 1%. As ações do banco estão a valorizar 0,92% para 0,2307 euros, depois de, na sexta-feira, a Standard and Poor’s ter subido o rating de Portugal em um nível. A agência de notação financeira passou, assim, a classificação da dívida portuguesa para “BBB”, com perspetiva “estável”, ou seja, o segundo nível acima do patamar de “lixo”, de que o país saiu em setembro de 2017.

A potenciar os ganhos na bolsa de Lisboa está também o setor da energia, que recupera das perdas registadas na sessão anterior. A Galp está a somar 0,84% para 14,43 pontos, enquanto a EDP, com ganhos mais ligeiros, está a valorizar 0,03% para 3,312 euros, depois de o JPMorgan ter revisto em alta o preço-alvo das ações para 3,45 euros (de 3,26 euros).

A Ibersol é, contudo, a empresa que está a registar o melhor desempenho. Está a subir 2,02% para 8,10 euros, seguida da Semapa, que está a somar 1,60% para 15,24 euros.

Abaixo da linha d’água apenas a Jerónimo Martins, que está a recuar 0,04%, e a Altri, que está a desvalorizar 1,33%.

(Notícia atualizada às 8h27)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa lidera ganhos na Europa. BCP sobe quase 1%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião