Autarquias já podem concorrer a fundos europeus para redes Wifi, e rápido de preferência

Candidaturas podem ser entregues entre o meio-dia desta quinta-feira, 4 de abril, e as 16 horas de sexta-feira. São pouco mais de 24 horas e a "ordem de chegada" é critério de seleção.

A corrida aos 3.400 vales europeus Wifi4EU, que vão distribuir 51 milhões de euros pelos municípios europeus, começa esta quinta-feira, 4 de abril, ao meio-dia. E ‘corrida’ é mesmo o termo certo, já que o critério de seleção é simples: as primeiras 3400 candidaturas a chegar, serão as eleitas. Ou seja, as câmaras interessadas deverão apresentar a candidatura quanto antes.

Segundo nota do regulador das comunicações, a Anacom, o “critério de seleção dos municípios a quem serão atribuídos vouchers é o da ‘ordem de chegada’ da candidatura no portal”, razão pela qual “as câmaras municipais concorrentes devem procurar fazer a sua candidatura logo no primeiro momento”. A esta nova fase do programa não poderão concorrer autarquias que já tenham beneficiado do mesmo.

A Comissão Europeia estima que a avaliação dos candidatos ocorra ainda em abril e que a divulgação dos resultados tenha lugar em maio, aponta ainda a Anacom.

O programa WiFi4EU’ da Comissão Europeia, tem como objetivo proporcionar acesso à Internet a residentes e visitantes locais nos principais centros de vida da comunidade local, como parques, praças, bibliotecas ou edifícios públicos. Cada um dos vales a distribuir irá cobrir custos de equipamento e instalação.

Como principais objetivos, o WiFi4EU elenca o combate à exclusão digital e o aumento de acesso a serviços públicos online.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Autarquias já podem concorrer a fundos europeus para redes Wifi, e rápido de preferência

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião