Renault prepara proposta de fusão com a Nissan
Proposta prevê que os acionistas da Nissan e os da Renault passem a deter cerca de 50% da nova empresa, bem como que Renault e Nissan nomeiem igual número de diretores.
A Renault está a planear uma fusão com a Nissan. A fabricante automóvel francesa irá apresentar um plano para criar uma empresa conjunta, para aumentar a integração com a parceira japonesa, segundo noticiam esta sexta-feira o jornal japonês Nikkei e o norte-americano Wall Street Journal (acesso pago e conteúdo em inglês).
A proposta prevê que os acionistas da Nissan e os da Renault passem a deter cerca de 50% da nova empresa, bem como que Renault e Nissan nomeiem igual número de diretores, de acordo com as publicações, que citam fontes anónimas. A sede da empresa que resulte desta fusão irá situar-se num terceiro país.
A Renault é já a principal acionista da Nissan e o futuro do grupo estava já em foco desde que o ex-presidente da Nissan, Carlos Ghosn, foi detido em novembro por má conduta financeira.
No entanto, não é certo que o novo plano (cujos detalhes não são ainda conhecidos pela Nissan) seja aprovado já que uma estratégia semelhante de fusão tinha sido proposta no início do mês e foi rejeitada.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Renault prepara proposta de fusão com a Nissan
{{ noCommentsLabel }}