Coletes amarelos feridos pela polícia francesa criam novo movimento

  • Lusa
  • 28 Abril 2019

Os mutilados. É esse o nome do novo movimento criado pelos coletes amarelos feridos pela política francesa e já têm uma manifestação marcada para 26 de maio.

Os manifestantes feridos pela polícia francesa que pertencem ao movimento social coletes amarelos decidiram formar um grupo denominado “Os Mutilados” e apelaram à presença na manifestação em Paris de 26 de maio.

“Decidimos formar um grupo, ‘Os Mutilados’” contou Robin Pages, numa conferência de imprensa realizada em Gennevilliers (Paris), manifestante que sofreu uma lesão grave no pé em 2017 em Bure (nordeste), onde está previsto ser construído um aterro para lixo nuclear.

Este domingo, 19 pessoas que ficaram feridas com balas de borracha ou por granadas lançadas pela polícia apresentaram o movimento que, dizem, pretende “combater a repressão ultraviolenta” e deseja proibir o “uso destas armas de guerra”. “Estão aqui e estão apenas 26 olhos a olharem para vocês. Façam as contas”, afirmou Jerome Rodrigues, um dos “coletes amarelos” feridos numa manifestação realizada em janeiro, em Paris.

Cada um dos presentes contou a forma como os ferimentos os abalaram ou a incapacidade que têm “de se olhar para o espelho.” “À noite temos insónias, pesadelos, é o horror diário tentar lutar da melhor maneira possível com uma mão só”, disse Sébastien Maillet, que ficou sem uma mão na manifestação de Paris a 09 de fevereiro.

No sábado, vários milhares de coletes amarelos mobilizaram-se novamente em diversas cidades de França, apesar do recente anúncio de medidas do Presidente Emmanuel Macron em resposta à crise social no país.

Segundo dados do Ministério do Interior, estavam registados às 12:00 TMG (13:00 em Lisboa) 5.500 manifestantes em todo o país, 2.600 dos quais em Paris. Na semana passada à mesma hora, o número de manifestantes era de 9.600, dos quais 6.700 na capital francesa. Há mais de cinco meses que os coletes amarelos saem à rua todos os sábados para pedir mais justiça social e fiscal, em desfiles por vezes entremeados de violência.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Coletes amarelos feridos pela polícia francesa criam novo movimento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião