China pondera cancelar negociações comerciais com os EUA

  • ECO
  • 6 Maio 2019

O vice-primeiro-ministro irá manter a viagem a Washington, mas terá encurtado o tempo de visita. Esta resposta da China estará relacionada com a estratégia do país de não negociar sobre ameaça.

A China está a ponderar cancelar as negociações comerciais com os Estados Unidos. A notícia é avançada pelo Wall Street Journal (acesso pago e conteúdo em inglês) depois de o presidente norte-americano Donald Trump ter prometido aumentar as tarifas sobre os produtos chineses.

O presidente norte-americano anunciou este domingo que pretende reforçar as taxas aduaneiras à importação de produtos chineses no valor de 200 mil milhões de dólares. Além do agravamento nas tarifas, um maior número de produtos vindos do país passarão a estar sujeitos a aumentos aplicados às importações chinesas feitas pelo mercado norte-americano.

“Durante 10 meses, a China tem pago tarifas aos EUA de 25% em relação a 50 mil milhões de dólares de produtos de alta tecnologia e 10% em relação a 200 mil milhões de dólares de outros produtos”, escreveu o presidente dos EUA no Twitter. “Os 10% vão subir para 25% na sexta-feira. 325 mil milhões de dólares em produtos vendidos pela China aos EUA vão permanecer sem tarifas, mas a breve prazo terão tarifas de 25%”.

A decisão sobre a continuação ou cancelamento das conversações comerciais entre Beijing e Washington está nas mãos do vice-primeiro-ministro, Liu He. Segundo o jornal chinês South China Morning Post, citado pela Reuters, o responsável chinês pelas negociações irá manter a viagem até à capital norte-americana, mas terá encurtado o tempo de visita. Esta resposta da China estará relacionada com a estratégia do país de não negociar sob ameaça.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

China pondera cancelar negociações comerciais com os EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião