Aeroportos de Lisboa e Porto entre os piores do mundo. Culpa é da pontualidade

No ranking da AirHelp, o Aeroporto Humberto Delgado é o pior do mundo. A avaliação tem em conta, entre outros aspetos, a pontualidade, área onde Portugal se destaca pela negativa.

Os aeroportos de Lisboa e do Porto estão entre os piores do mundo, de acordo com um ranking da AirHelp, uma empresa que oferece serviços jurídicos para passageiros que tiveram más experiências com o voo, como cancelamentos ou atrasos. Em ambos os casos, é o fraco desempenho na pontualidade que atira as infraestruturas portuguesas para o fim da lista.

O Aeroporto Humberto Delgado ficou na última posição, entre 132 avaliados. A pontuação global foi de 5,77 em dez, um valor em grande parte justificado pela pontualidade, à qual foi atribuída a nota de 4,7 em dez. Apenas o aeroporto de Kuwait é pior a cumprir horários, mas este acaba por compensar nas outras áreas, deixando Portugal no fim da tabela.

Nesta lista é também avaliada a qualidade do serviço, na qual o aeroporto lisboeta recebeu a nota de 7,3, e da comida e lojas, que obtiveram um 7,4. Enquanto para a pontualidade a AirHelp recorreu às estatísticas, para estas áreas a pontuação resultou de inquéritos aos clientes que frequentam os aeroportos.

Já o aeroporto do Porto posiciona-se ligeiramente acima da capital lisboeta, mas mesmo assim situa-se entre os piores. Ficou em 125º lugar, com uma pontuação de 6,46 em dez. Neste aeroporto é também a pontualidade que faz cair a avaliação global, onde recebeu a nota 5,6. Já na qualidade do serviço esta infraestrutura sai melhor na fotografia, com 7,9 em dez.

O Aeroporto Internacional de Hamad, na capital do Catar, leva a coroa de melhor aeroporto no ranking global, seguido de perto pelo aeroporto de Tóquio, que o bate na pontualidade. A fechar o pódio fica o aeroporto de Atenas, que se destaca pela qualidade do serviço, área onde recebeu nove pontos em dez.

É de salientar que a posição dos aeroportos vai variando de lista para lista, e, como exemplo disto, nos Air Transport Awards 2019 o Aeroporto Humberto Delgado foi eleito o melhor do ano. As pontuações atribuídas nestes rankings também diferem consoante os aspetos a que se dá mais importância, e a pontualidade será uma das que afeta mais negativamente o desempenho do aeroporto lisboeta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aeroportos de Lisboa e Porto entre os piores do mundo. Culpa é da pontualidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião