Uber entra em Wall Street em queda. Perde quase 8%

No IPO, a Uber captou 8,1 mil milhões de dólares com a venda de 180 milhões de ações a 45 dólares por cada título. Apesar de a procura ter superado a oferta, o preço ficou abaixo do esperado.

A Uber chegou esta sexta-feira à bolsa de Nova Iorque e as primeiras transações foram de perdas. A tecnológica detentora de uma plataforma de transporte de passageiros começou a negociar com uma desvalorização de 4,58% para 42,94 dólares e acabou a sessão a acumular uma perda de 7,62% a valer 41,57 euros. O valor compara com os 45 dólares da oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês).

No IPO, a Uber captou 8,1 mil milhões de dólares com a venda de 180 milhões de ações a 45 dólares por cada título. Apesar de a procura ter superado a oferta, o preço ficou abaixo do esperado. O intervalo estimado pelos analistas para o preço por ação situava-se entre os 44 e os 50 dólares por ação.

Este é, ainda assim, a maior entrada em Wall Street em sete anos, ficando acima do Facebook. Criada há dez anos, a empresa registou um prejuízo de 1,8 mil milhões de dólares (excluindo os ganhos extraordinários da vendas de unidades na Rússia e na Ásia).

A estreia da Uber em Wall Street acontece numa altura de turbulência nos mercados financeiros. A concorrente direta Lyft, que entrou também na bolsa de Nova Iorque no final de março, acabou a semana a desvalorizar 7,41% para 51,09 dólares por ação.

A subida das taxas alfandegárias, sobre o equivalente a 200 mil milhões de dólares de bens importados da China, entraram esta sexta-feira em vigor nos EUA. O gigante asiático garantiu que vai retaliar, sem detalhar como, prevendo-se um agravar da guerra comercial entre os dois países, caso não se chegue a acordo nos próximos dias.

“Todos sabem que os EUA e a China estão a negociar e estão a ver as tarifas como moeda de troca. Está tudo relacionado com poder negocial e sobre quem passa a perna a quem”, afirmou Andre Bakhos, managing director da New Vines Capital, à Reuters. “No final, Donald Trump irá conseguir um acordo, mas entretanto temos de lidar com a forma dele de fazer as coisas. Vamos assistir a muita volatilidade até que haja clarividência”.

Apesar do agravamento da guerra comercial e do sentimento negativo que marcou o início da sessão para a generalidade das ações norte-americanas, os principais índices acabaram o dia no verde. O índice tecnológico Nasdaq acabou por recuperar das perdas do início da sessão com um avanço 0.08% para 7.916,94 pontos pontos, enquanto o industrial Dow Jones somou 0,44% para 25.942,37 pontos.

(Notícia atualizada às 00h30 com dados do fecho da sessão)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Uber entra em Wall Street em queda. Perde quase 8%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião