Operadoras britânicas suspendem telefones Huawei das suas redes 5G

A EE e a Vodafone, duas das maiores operadoras britânicas, decidiram que não vão vender o primeiro telemóvel 5G da Huawei, devido à "indecisão" quanto ao futuro da empresa.

Duas das maiores operadoras de telefonia móvel da Grã-Bretanha, a EE e a Vodafone, decidiram suspender os telefones da chinesa Huawei das suas redes 5G. A decisão acontece depois de a fabricante chinesa ter sido alvo de sanções dos Estados Unidos da América (EUA) e de a Google ter suspendido o fornecimento de tecnologia à Huawei, nomeadamente o licenciamento da loja de aplicações Play Store no Android, ou mesmo do YouTube, para os novos equipamentos que ainda não foram lançados.

De acordo com o Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês), a operadora Everything Everywhere (EE) — que é detida pelo grupo BT — planeava oferecer telemóveis Huawei como parte do lançamento da primeira rede 5G do Reino Unido, mas mudou de ideias devido à incerteza em torno da fabricante.

Recorde-se que a decisão ocorre, também, depois de o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter incluído a chinesa na lista “negra”, o que faz com que as empresas norte-americanas fiquem obrigadas a solicitar licença para vender tecnologia à empresa que tem sede em Shenzhen, sul da China. Esta medida pode mesmo revelar-se fatal para a gigante chinesa das telecomunicações.

Marc Allera, diretor executivo da EE, disse que a empresa suspendeu o lançamento dos telefones Huawei das suas redes 5G porque não tinha a “garantia de serviço” necessária para oferecer contratos a longo prazo. “Tivemos de assegurar isso”, acrescentou o responsável pela operadora britânica.

A Vodafone, que tem sede em Londres, também informou que vai suspender o telefone Mate X da Huawei da sua linha 5G. A operadora planeava lançar o aparelho no verão na sua rede 5G, mas um porta-voz da empresa disse que “o dispositivo 5G da Huawei ainda não recebeu as certificações necessárias” para tal acontecer.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Operadoras britânicas suspendem telefones Huawei das suas redes 5G

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião