Isabel dos Santos pede mais investimento da Rússia em África

  • ECO
  • 8 Junho 2019

A empresária destacou no Fórum Económico Internacional de São Petersburgo as oportunidades de investimento que existem no setor privado e, nomeadamente, na energia e infraestruturas.

Isabel dos Santos lançou um repto à Rússia no sentido de que aumente o investimento em África. A empresária angolana destacou as “oportunidades de investimento que existem atualmente no setor privado” no continente africano, “nomeadamente nos setores da energia e infraestruturas“.

A mensagem foi transmitida no Fórum Económico Internacional de São Petersburgo, onde a empresária foi oradora num evento que também contou com a presença do presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente da China, Xi Jinping.

A empresária assinalou que “há ainda muitas oportunidades de investimento em África”, destacando as infraestruturas, pois “as trocas comerciais entre os países africanos é ainda muito difícil devido às más ligações de vias de transporte“, pelo que “é essencial construir um bom mapa de rotas de comércio interno para libertar o potencial africano”.

“A barragem da Capanda, em Angola, é um exemplo de um grande investimento da Rússia naquele país, feito em tempo de guerra, e que ainda hoje serve uma importante parte da capital em termos de energia elétrica. Gostaria de ver mais investimento russo como este”, disse ainda Isabel dos Santos, citada num comunicado enviado às redações.

O investimento da Rússia em África situar-se-á nos 17 mil milhões de dólares, revelou a empresária. Ou seja, um volume bem inferior ao chinês (120 mil milhões de dólares), e até ao da Índia, que ” em apenas 10 anos, passou de um investimento de 7 mil milhões de dólares para 80 mil milhões de dólares”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Isabel dos Santos pede mais investimento da Rússia em África

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião