Sindicato chega a acordo com TST e suspende greve

  • Lusa
  • 11 Junho 2019

Rodoviária da península de Setúbal garante que já se iniciarem negociações sobre outros pontos, como trabalho extraordinário, diuturnidades e subsídio de alimentação.

Os motoristas da Transportes Sul do Tejo (TST) decidiram esta terça-feira suspender a greve de quarta-feira depois de chegarem a acordo com a empresa, aceitando um salário de 700 euros, informou fonte sindical.

“O plenário decidiu aceitar a proposta da empresa, ou seja, 685 euros em julho e agosto, e depois 700 euros a partir de setembro e até ao final do ano”, adiantou à Lusa João Saúde, da Fectrans – Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações.

"O plenário decidiu aceitar a proposta da empresa, ou seja, 685 euros em julho e agosto, e depois 700 euros a partir de setembro e até ao final do ano.”

João Saúde

Fectrans

Segundo o sindicalista, a rodoviária da península de Setúbal deu também a garantia de se iniciarem já as negociações sobre outros pontos, como o trabalho extraordinário, as diuturnidades e o subsídio de alimentação.

“Com base nessa garantia do senhor administrador, os trabalhadores deram aval aos sindicatos para suspender a greve”, referiu, acrescentando que a paralisação vai manter-se neste primeiro dia (hoje) e só está suspensa na quarta-feira.

A proposta com o novo valor salarial foi feita aos sindicatos na semana passada, mas só esta terça-feira, no primeiro dia de greve, foi comunicada aos cerca de 500 trabalhadores que estiveram reunidos em plenário, na sede da empresa, em Almada, no distrito de Setúbal.

Os sindicatos estão desde as 13h00 reunidos com o novo administrador da TST, José Pires Fonseca, que iniciou funções a 3 de junho.

A agência Lusa tentou contactar a administração da empresa, mas não foi possível obter declarações.

Os motoristas da TST iniciaram hoje uma greve de 48 horas, pelo quarto mês consecutivo, a qual está a registar uma adesão de 95% e a causar supressão de carreiras em toda a península de Setúbal, incluindo as ligações a Lisboa.

O aumento salarial para 750 euros tem sido a principal reivindicação destes trabalhadores, que dizem receber os “ordenados mais baixos” no setor rodoviário na Área Metropolitana de Lisboa.

A TST, detida pelo grupo Arriva, desenvolve a sua atividade na península de Setúbal, com 190 carreiras e oficinas em quatro concelhos: Almada, Moita, Sesimbra e Setúbal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sindicato chega a acordo com TST e suspende greve

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião