Merkel admite falta de acordo hoje sobre cargos de topo na União Europeia
Os líderes da União Europeia estão em negociações para atribuir os cargos de topo das instituições europeias, mas o consenso ainda não está à vista.
A chanceler alemã, Angela Merkel, admitiu que os líderes da União Europeia (UE) poderão não chegar esta quinta-feira a um acordo sobre as nomeações para os mais altos cargos institucionais, um tema que domina a agenda do Conselho Europeu.
“É possível que não haja qualquer resultado hoje”, disse Merkel, à entrada de uma reunião bilateral com o Presidente francês, Emmanuel Macron, salientando que as posições defendidas pelos 28 chefes de Estado e de Governo são ainda muito díspares. A chanceler alemã lembrou também que os líderes europeus têm “ainda uns dias” para chegar a um acordo.
O Conselho Europeu deverá chegar a um acordo sobre quem ocupa que cargo antes da primeira sessão plenária do Parlamento Europeu (PE), que decorre de 2 a 5 de julho, em Estrasburgo, França, e na qual será eleito o presidente do hemiciclo europeu, um dos cargos a preencher.
Os líderes europeus deverão apontar um presidente da Comissão Europeia, do Conselho Europeu, um chefe da diplomacia da UE e um presidente para o Banco Central Europeu. O PE tem que aprovar a nomeação do presidente do executivo comunitário.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Merkel admite falta de acordo hoje sobre cargos de topo na União Europeia
{{ noCommentsLabel }}