Merkel admite falta de acordo hoje sobre cargos de topo na União Europeia

  • Lusa
  • 20 Junho 2019

Os líderes da União Europeia estão em negociações para atribuir os cargos de topo das instituições europeias, mas o consenso ainda não está à vista.

A chanceler alemã, Angela Merkel, admitiu que os líderes da União Europeia (UE) poderão não chegar esta quinta-feira a um acordo sobre as nomeações para os mais altos cargos institucionais, um tema que domina a agenda do Conselho Europeu.

“É possível que não haja qualquer resultado hoje”, disse Merkel, à entrada de uma reunião bilateral com o Presidente francês, Emmanuel Macron, salientando que as posições defendidas pelos 28 chefes de Estado e de Governo são ainda muito díspares. A chanceler alemã lembrou também que os líderes europeus têm “ainda uns dias” para chegar a um acordo.

O Conselho Europeu deverá chegar a um acordo sobre quem ocupa que cargo antes da primeira sessão plenária do Parlamento Europeu (PE), que decorre de 2 a 5 de julho, em Estrasburgo, França, e na qual será eleito o presidente do hemiciclo europeu, um dos cargos a preencher.

Os líderes europeus deverão apontar um presidente da Comissão Europeia, do Conselho Europeu, um chefe da diplomacia da UE e um presidente para o Banco Central Europeu. O PE tem que aprovar a nomeação do presidente do executivo comunitário.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Merkel admite falta de acordo hoje sobre cargos de topo na União Europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião