Trump anuncia sanções ao Irão
Donald Trump diz que as sanções têm como objetivo vedar Ayatollah Ali Khamenei a recursos financeiros e justifica a decisão dizendo que o líder é responsável pela "conduta hostil" do Irão.
O presidente Donald Trump anunciou que os EUA vão impor sanções ao líder do Irão, Ayatollah Ali Khamenei, e outros altos cargos do país. O anúncio foi feito em declarações aos jornalistas na Casa Branca, citadas pela agência Bloomberg (acesso livre, conteúdo em inglês), e aumenta as tensões geopolíticas entre EUA e Irão.
Trump disse esta segunda-feira aos jornalistas que as sanções têm como objetivo vedar Khamenei a recursos financeiros e justificou a decisão dizendo que o líder é responsável pela “conduta hostil” do Irão. “Vamos continuar a aumentar a pressão a Teerão. O Irão não pode ter armas nucleares“, afirmou Trump enquanto assinava a ordem executiva, segundo o New York Times.
O clima de tensão entre o Irão e os Estados Unidos dura há bastante tempo, mas a crispação tem aumentado desde que Donald Trump retirou os Estados Unidos, há um ano, do acordo nuclear internacional assinado, em 2015, entre os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança – Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China (mais a Alemanha) – e o Irão, restaurando sanções devastadoras para a economia iraniana.
O anúncio de novas sanções acontece numa altura de escalada de tensões entre os dois países, especialmente após vários incidentes aéreos e marítimos nos últimos dias, que começou com um ataque a navios petrolíferos norte-americanos no Golfo Pérsico, com os EUA a culpar o Irão.
Trump anunciou na semana passada um ataque contra três locais no Irão, que acabou por cancelar, à última hora, alegando querer evitar um elevado número de mortos. O ataque foi planeado em resposta à destruição de um drone norte-americano de 130 milhões de dólares pelas forças iranianas, na quinta-feira.
Este domingo, o enviado americano para o Irão, Brian Hook, assegurou, em conferência de imprensa no Kuwait, que os Estados Unidos “não têm nenhum interesse num confronto militar com o Irão”. O mesmo responsável adiantou que Washington “reforçou” o seu dispositivo na região “por razões puramente defensivas”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Trump anuncia sanções ao Irão
{{ noCommentsLabel }}