Itália: não é só a Constituição que vai hoje a votos

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 4 Dezembro 2016

Italianos dizem hoje 'sim' ou 'não' à reforma constitucional. Chumbo põe em causa a continuidade do primeiro-ministro Matteo Renzi.

Os italianos vão dizer este domingo se querem ou não alterar a Constituição. Mas a resposta terá um impacto bem mais abrangente. A confiança no governo também está em causa.

O que é votado neste domingo? Através do referendo, os italianos vão aprovar ou rejeitar uma reforma constitucional, que pretende sobretudo reduzir os poderes do Senado, como explicou o ECO. Mas rapidamente as atenções viraram-se para a liderança de Renzi. O primeiro-ministro já prometeu demitir-se se o ‘não’ ganhar. Se for este o resultado, os partidos eurocéticos podem ganhar algum espaço, com os analistas a admitirem cenários que podem passar pela saída da moeda única ou até mesmo o Italexit.

O ministro português dos Negócios Estrangeiros já disse que é preciso olhar “com alguma serenidade” para o referendo. Citado pela Lusa, Augusto Santos Silva, afirmou que “a zona euro é suficientemente forte, a intervenção do Banco Central Europeu (BCE) tem sido suficientemente equilibrada e robusta” para a Europa ter “todos os mecanismos necessários para controlar eventuais efeitos indesejáveis de perturbação nos mercados financeiros”.

O referendo terá impacto nos mercados e na banca e também preocupa os italianos que não estão em Itália, como é o caso de Stefania Raiola, empresária italiana em Lisboa: conheça a história aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Itália: não é só a Constituição que vai hoje a votos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião