Quanto vale a nova sede da Apple? É um dos edifícios mais valiosos do mundo

Nova sede da marca da maçã não deixa ninguém indiferente pela sua forma diferente do habitual, mas também pelo valor astronómico em que está avaliada: 4,17 mil milhões de dólares.

Parece uma nave espacial, ainda que muitos digam que se trata de um donut. O novo edifício-sede da marca da maçã não deixa, certamente, ninguém indiferente pela sua forma diferente do habitual, mas também pelo valor astronómico em que está avaliado. O campus em Cupertino, na Califórnia, é um dos edifícios mais valiosos do mundo.

4,17 mil milhões de dólares. Esta foi a avaliação foi feita pelo condado de Santa Clara, na Califórnia, um valor a que não foi nada fácil chegar, isto porque não há termo de comparação com o edifício da empresa liderada por Tim Cook. “Todos os bocadinhos daquele edifício são personalizados”, diz David Ginsborg, responsável pela avaliação, ao The Guardian.

A nave espacial do Apple Campus 2.D. R.

Desde o desenho em si, em círculo, até aos vidros, mas também aos pinheiros do deserto do Mojave que circundam a nova sede da fabricante do iPhone, tufo foi tido em consideração para chegar à avaliação final. E tudo poderia impedir que se chegasse a um valor, mas “no final de contas, é um edifício de escritórios”, nota Ginsborg.

A avaliação feita pelo condado, que será utilizada para definir o valor dos impostos que a Apple terá de pagar anualmente, ficou aquém dos cinco mil milhões de dólares que a empresa gastou para construir esse edifício peculiar. O “cheque” da marca da maça compara, por exemplo, com os 5,5 mil milhões que custaram construir o The Marina Bay Sands resort em Singapura.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quanto vale a nova sede da Apple? É um dos edifícios mais valiosos do mundo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião