Francês atravessa canal da Mancha numa “máquina voadora”

  • Lusa
  • 4 Agosto 2019

Não conseguiu à primeira, conseguiu à segunda. Franky Zapata demorou 20 minutos a ir de França até Inglaterra numa “máquina voadora” que atinge os 190 quilómetros por hora.

O inventor francês Franky Zapata conseguiu atravessar o canal da Mancha, em cerca de 20 minutos, com o seu “flyboard”, plataforma voadora que permite que uma pessoa seja impulsionada por cinco pequenos reatores numa mochila.

Apelidado de “homem-voador”, Franky Zapata, de 40 anos, descolou na localidade francesa de Sangatte, no departamento de Pas-de-Calais, às 08:16 (07:16 em Lisboa), e aterrou, cerca de 20 minutos depois, em Saint Margaret’s Bay, na Inglaterra, atravessando assim os 35 quilómetros que separam ambas as costas.

Os 20 minutos que demorou a atravessar o Canal da Mancha incluíram uma paragem numa embarcação para reabastecer o depósito de combustível que alimenta os cinco pequenos reatores transportados na mochila.

Em dez dias, esta foi a segunda tentativa do inventor francês para atravessar o canal da Mancha, já que da primeira vez, em 25 de julho, falhou devido às ondas que sacudiram a plataforma onde deveria ligar uma mangueira para reabastecimento, tendo sido resgatado ileso por outra embarcação.

O objetivo inicial de Franky Zapata, que já foi também campeão mundial de ‘jet ski’, era conseguir este feito no mesmo dia em que se comemorava 110 anos da primeira travessia em avião no Canal da Mancha, protagonizada pelo francês Louis Blériot.

Após o fracasso, Zapata teve que voltar à sua oficina perto de Marselha, em França, para consertar o aparelho que sofreu danos na sequência da aterragem falhada.

Desportista de alta competição, natural de Marselha, Zapata foi campeão mundial e da Europa de ‘jet ski’ (mota aquática) e, recentemente, desenvolveu o seu “flyboard”, com o apoio do Exército francês, que poderá usar a máquina em operações especiais em áreas urbanas.

A apresentação da invenção aconteceu em 14 de julho, durante o tradicional desfile militar da Festa Nacional francesa, em que realizou um voo de demonstração na Praça da Concórdia, na Avenida dos Campos Elísios, onde aterrou junto ao Presidente francês, Emmanuel Macron.

A “máquina voadora” permite voar de pé a uma velocidade de até 190 quilómetros por hora, tem autonomia para cerca de 10 minutos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Francês atravessa canal da Mancha numa “máquina voadora”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião