Boris Johnson propõe eleições para 15 de outubro
Depois da ameaça feita no últimos dias, o primeiro-ministro britânico propõe que o país vá a eleições a 15 de outubro, de forma a que se "expresse a opinião" sobre o Brexit.
Palavra dada é palavra honrada. Depois das ameaças dos últimos dias, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, propôs eleições antecipadas para o dia 15 de outubro, 16 dias antes do prazo previsto para a saída do Reino Unido da União Europeia, a 31 de outubro.
Durante o debate parlamentar, em que poderá ser aprovado um projeto-lei que impede uma saída sem acordo, o líder dos Tories desafiou Jermmy Corby, líder do partido Trabalhista, a permitir que as eleições aconteçam, de forma a que se “expresse a opinião” sobre o Brexit, avança o The Guardian.
A proposta surgiu na sequência da discussão do novo projeto-lei, quando Boris Johnson referiu que esta proposta de lei era uma “rendição” e, caso seja aprovada, Jeremy Corbyn terá a oportunidade “de mostrar aos britânicos o que pensa” — ou seja, numa campanha eleitoral.
O líder da oposição não confirmou se apoiaria ou não a proposta do líder dos conservadores, preferindo questioná-lo sobre as consequências de um no-deal e pediu ainda para que tornasse pública a estratégia de negociação com Bruxelas.
Na terça-feira foi aprovada uma moção, com 328 deputados a favor e 301 contra, que permite aos deputados recuperar o controlo do Parlamento depois de Boris Johnson ter pedido, e a Rainha ter aceite, a suspensão do Parlamento. Na prática, esta iniciativa legislativa vai forçar um adiamento do Brexit até 31 de janeiro
(Notícia atualizada às 13h18)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Boris Johnson propõe eleições para 15 de outubro
{{ noCommentsLabel }}