Irão compra 80 aviões à Boeing. Primeiro negócio em 37 anos

A Iran Air e a Boeing assinaram, este domingo, um acordo avaliado em 15,7 mil milhões de euros. Trata-se do primeiro negócio do género desde o início da Revolução Islâmica.

A companhia aérea iraniana Iran Air e a empresa norte-americana Boeing assinaram hoje em Teerão um contrato para a compra de 80 aeronaves. O negócio que é o primeiro do género em 37 anos está avaliado em cerca de 15,7 mil milhões de euros.

Informação disponibilizada no site da empresa norte-americana indica que Teerão irá comprar 50 aparelhos Boeing 737 e 30 aparelhos Boeing 777, sendo o prazo de entrega previsto de dez anos.

Este acordo é o primeiro do género desde o início da Revolução Islâmica, segundo afirmou o ministro iraniano responsável pela pasta das estradas e do desenvolvimento urbano, e surge depois de a maior parte das sanções internacionais ao Irão terem sido levantadas no início deste ano.

Depois de um acordo inicial em junho, a venda dos aviões teve a aprovação final do governo dos Estados Unidos em setembro, já que apesar do acordo para a redução da atividade nuclear do Irão, muitas restrições ainda continuam, o que significa que as empresas que negoceiam com Teerão têm de ter a aprovação explícita da Casa Branca.

O negócio acontece ainda a poucas semanas da tomada de posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, que é crítico do acordo nuclear estabelecido com o Irão.

O congresso norte-americano está a considerar a criação de legislação que permita travar a venda da Boeing à Iran Air.

Entretanto, a Boeing afirmou que o acordo com a Iran Air irá suportar perto de 100 mil postos de trabalho na indústria aeroespacial norte-americana. Está prevista a entrega da primeira aeronave a Teerão em 2018.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Irão compra 80 aviões à Boeing. Primeiro negócio em 37 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião