Brexit: Unionistas da Irlanda do Norte mantêm oposição ao acordo

  • Lusa
  • 17 Outubro 2019

"Participámos nas conversações com o Governo. Tal como estão as coisas não podemos aceitar o que está a ser sugerido sobre questões aduaneiras e outros assuntos", disse o Partido Unionista.

O Partido Democrático Unionista da Irlanda do Norte (DUP), aliado dos conservadores no Parlamento britânico, reafirmou esta quinta-feira a sua oposição ao novo acordo negociado entre Londres e Bruxelas.

Fonte interna do DUP, citada pela agência France-Presse, disse, após o anúncio de um acordo pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e pelo presidente da comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, que o comunicado emitido hoje de manhã “continua a refletir a posição” do partido. O Governo de Boris Johnson, que não tem maioria parlamentar, necessita do apoio do DUP para que o acordo seja aprovado no Parlamento britânico.

O citado comunicado, assinado pela líder do DUP, Arlene Foster, e pelo seu “número dois”, Nigel Dodds, afirma que, “tal como estão as coisas”, o partido não pode aceitar o pacto que Londres está a negociar com a União Europeia. “Participámos nas conversações com o Governo. Tal como estão as coisas não podemos aceitar o que está a ser sugerido sobre questões aduaneiras e outros assuntos relacionados, até porque a questão da aplicação do IVA não é clara”, refere a nota do Partido Unionista.

Fonte de Downing Street, citada pela imprensa britânica, afirmou entretanto que o acordo alcançado “é um bom acordo para a Irlanda do Norte”. Após intensas negociações, a UE e o Reino Unido anunciaram esta quinta-feira ter alcançado um acordo para a saída do país do bloco comunitário.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brexit: Unionistas da Irlanda do Norte mantêm oposição ao acordo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião