Fidelidade aumenta capital, integra Multicare e paga à Fosun

A Fidelidade vai aumentar o capital social de 457 milhões para 509 milhões de euros, montante destinado a reembolsar empréstimo da Fosun e para controlo direto da Fidelidade Assistência e Multicare.

A Fidelidade convocou uma assembleia geral para 22 de novembro para proceder a um aumento de capital social no valor de 51,9 milhões de euros, de 457,38 para 509,26 milhões de euros.

A operação é composta, num plano, pela integração das empresas Fidelidade Assistência e Multicare na Fidelidade. Estas companhias, diz fonte da seguradora, “estavam por razões históricas ao lado e não por debaixo da holding, embora ambas sejam extensões operacionais da Fidelidade”. Esta operação, sob a forma de uma troca de participações, corresponde a um aumento de 38,9 milhões de euros, mas com um valor aumentado em 150,2 milhões de euros.

A Fidelidade Assistência e a Multicare eram cada uma delas participadas diretamente a 80% pela Fosun e em 20% pela Caixa Geral de Depósitos. A partir do momento de concretização desta operação serão ambas participadas a 100% da Fidelidade “holding”.

Uma entrada em dinheiro no valor de 12,97 milhões de euros, mas que corresponde a uma injeção de 50 milhões de euros, está igualmente prevista para esta operação, destinando-se a um “reembolso parcial das prestações suplementares que foram entregues pela Fosun”.

Fonte ligada à operação explica que “em 2015 o acionista Fosun tinha efetuado prestações suplementares de capital, por conta de um previsto aumento de capital, por forma a acelerar a estratégia de expansão da Fidelidade, nomeadamente com a aquisição da Luz Saúde”. A mesma fonte acrescenta que “depois de dessa aquisição e das aquisições internacionais, a companhia apresentou um nível de capitalização de 166% o que lhe permite a reposição parcial do crédito acionista”.

Neste momento a Fidelidade detém 100% do capital da:

  • Via Directa, seguradora direta; CPR, resseguro; Fidelidade Macau; Fidelidade Property, imobiliário; Fidelidade SGOII, gestão de fundos imobiliários; GEP, peritagens, EAPS, saúde e segurança e Cetra, reparação automóvel.

Em 22 de Novembro passará a deter igualmente 100% da:

  • Multicare, seguradora de saúde e Fidelidade Assistência, seguradora especializada em serviços de assistência. Esta última detém 100% da Fidelidade Serviços, que presta serviços de assistência e controla a Cares, reparação de imóveis.

Tem ainda participações parciais em:

  • Luz Saúde (50%), Fidelidade Angola (69%) e Garantia (56%), seguradora em Cabo Verde.

A Fidelidade é detida a 84,99% pela Fosun, 15% pela Caixa Geral de Depósitos, pertencendo o restante a antigos colaboradores e dispõe de algumas ações próprias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fidelidade aumenta capital, integra Multicare e paga à Fosun

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião