Tupy compra negócio de ferro fundido de filial da Fiat

  • Lusa
  • 20 Dezembro 2019

Tupy vai pagar à Fiat Chrysler Automobiles (FCA) no final da operação é de 210 milhões de euros, sujeito a ajustamentos no preço da compra.

A Tupy, especializada no desenvolvimento e fabrico de componentes estruturais de ferro fundido, revelou um acordo para a compra do negócio global de componentes para ferro fundido da Teksid, filial da Fiat Chrysler Automobiles no Brasil.

“A transação proposta inclui as fábricas da Teksid no Brasil, México, Polónia e Portugal, além da participação da Teksid numa joint venture na China, bem como um centro de engenharia e escritório comercial nos Estados Unidos”, refere a multinacional brasileira Tupi em comunicado.

O valor que a Tupy vai pagar à Fiat Chrysler Automobiles (FCA) no final da operação é de 210 milhões de euros, sujeito a ajustamentos no preço da compra.

O negócio de alumínio da Teksid “não está incluído” na transação e vai permanecer como parte da FCA.

Adicionalmente, a Tupy terá de pagar “bónus comerciais e descontos” que são típicos desta indústria e que estão relacionados com acordos de fornecimento de longo prazo.

“A transação está ainda dependente da aprovação por parte das autoridades da concorrência”, lê-se no comunicado.

A compra vai permitir “oportunidades substanciais para a partilha de melhores práticas em processos chave, possibilitando à Tupy expandir a sua atuação e crescer face aos desafios da indústria”, segundo o comunicado hoje divulgado.

No seu conjunto, as duas as empresas registaram mais de 7,2 mil milhões de euros de faturação em 2018 e empregam mais de 20.000 pessoas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tupy compra negócio de ferro fundido de filial da Fiat

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião