Morreu Maria do Carmo Espírito Santo Silva

Era a matricarca de um dos ramos do Grupo Espírito Santo e, por isso, a maior acionista do BES. Maria do Carmo Moniz Galvão Espírito Santo chegou a ser a mulher mais rica de Portugal.

Morreu esta quinta-feira, dia 2 de janeiro, Maria do Carmo Moniz Galvão Espírito Santo Silva, viúva de Manuel Ricardo Espírito Santo Silva, líder do grupo em 1973 aquando da nacionalização e no regresso a Portugal na década de oitenta, e mãe de Manuel Fernando Espírito Santo, antigo presidente da Rioforte. Era a matriarca do ramo da família Espírito Santo e, por isso, a maior acionista do BES.

Mulher discreta, nunca se deixou fotografar nem era dada à vida social. Depois da morte do marido, Maria do Carmo Moniz Galvão Espírito Santo Silva dividia o seu tempo entre o Estoril, Lausanne, onde residia. Os problemas de saúde tinham-na obrigado a regressar a Portugal nos últimos meses de 2019, e acaba por falecer no segundo dia de 2020.

Chegou a ser a mulher mais rica do país, nos rankings da revista Exame, e além das participações financeiras no GES e BES, Maria do Carmo Moniz Galvão Espírito Santo Silva tinha também o controlo de um dos maiores grupos automóveis, a Santogal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Morreu Maria do Carmo Espírito Santo Silva

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião