5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

  • Leonor Rodrigues
  • 20 Dezembro 2016

A comissão de inquérito da CGD continua e, desta vez, vai ouvir o ex-ministro Bagão Félix. Theresa May vai dar mais detalhes sobre o Brexit e o Japão discute a política monetária para o próximo ano.

Esta terça-feira é a vez de António Bagão Félix ser ouvido na comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. A nível internacional, Theresa May vai voltar a falar sobre os seus planos para o Brexit, o Banco do Japão realiza uma reunião onde vai ser discutida a política monetária para o próximo ano, o Instituto Americano do Petróleo divulga o relatório semanal sobre as reservas do ouro negro nos EUA e a SIBS vai divulgar os dados estatísticos da última semana da rede Multibanco.

Bagão Félix na comissão de inquérito da CGD

O antigo ministro das Finanças e da Administração Pública vai ser ouvido hoje na comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos às 15h. Foi em junho que o Governo começou a negociar com a Comissão Europeia um plano de recapitalização do banco público, que entretanto já recebeu luz verde de Bruxelas. Os deputados querem saber como é que a Caixa chegou a esta situação e desde julho já foram ouvidos seis responsáveis pela gestão do banco. Após a audição de Bagão Félix, vai ser apreciada a proposta do PSD para que o atual ministro das Finanças, Mário Centeno, e o presidente demissionário da CGD, António Domingues, sejam também ouvidos.

Brexit: qual é o plano de May?

A primeira-ministra britânica vai esta terça-feira ser questionada por um Comité da Câmara de Comuns sobre o processo de saída do Reino Unido da União Europeia. Theresa May já prometeu que o Brexit vai começar no início do próximo ano, mas pode ter mais um problema: é que a Escócia ameaça sair do Reino Unido se o acesso ao mercado único europeu não for garantido.

Banco do Japão: Política monetária não se deve alterar

O Banco do Japão vai discutir hoje a sua política monetária para o próximo ano. Os analistas antecipam que o banco central nipónico mantenha o seu quantitive easing inalterado, assim como as taxas de juro em valores negativos. A desvalorização do iene japonês e as expectativas de crescimento dos EUA dão margem ao Banco do Japão para manter ou mesmo melhorar a avaliação da economia.

Como estão as reservas de petróleo nos EUA

É isso que vamos saber hoje. O Instituto Americano do Petróleo vai revelar esta terça-feira os dados semanais das reservas norte-americanas do ouro negro. A divulgação destes dados acontece numa altura em que as cotações do petróleo têm negociado em alta, depois de a OPEP ter alcançado o acordo histórico com outros países produtores, que tem como objetivo cortar a produção da matéria-prima, visando reequilibrar o mercado e inflacionar os preços do barril. Os dados apresentados hoje vão ser confrontados com os oficiais, que serão apresentados na quarta-feira pela Administração de Informação em Energia.

SIBS divulga dados da rede Multibanco

A SIBS apresenta hoje os dados estatísticos do período entre os dias 12 e 18 de dezembro relativos à rede Multibanco. Para já, sabe-se que os portugueses levantaram menos dinheiro do ATM no início da quadra natalícia mas realizaram mais compras com recurso ao cartão multibanco.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião