Galp arrasta Lisboa para o vermelho

  • Leonor Rodrigues
  • 19 Dezembro 2016

A bolsa de Lisboa começou esta semana a perder, com a Galp a arrastar o índice de referência português para terreno negativo. Mas foi o BCP quem mais desvalorizou.

A praça lisboeta encerrou a primeira sessão da semana no vermelho. As energéticas foram as que mais valorizaram mas não o suficiente para compensar as perdas da Galp Energia num dia de queda acentuada também para os títulos do BCP.

Numa sessão em que o Stoxx 600 perdeu 0,12% para os 359,58 pontos, com as bolsas espanhola e grega a registarem as maiores perdas, Lisboa encerrou a perder 0,17% para os 4.620,04 pontos.

A Galp Energia foi a cotada que mais pesou no índice. A petrolífera desvalorizou 1,56% para os 13,90 euros por ação, desempenho negativo que se acentuou no final da sessão, altura em que os preços do petróleo deslizaram.

Este desempenho negativo da petrolífera ofuscou por completo a valorização das restantes cotadas do setor. A EDP subiu quase 1%, já a EDP Renováveis somou 2,24%, isto no dia em que a REN subiu 1,77% depois de assinar um contrato para a aquisição de 42,5% do capital da Electrogas à ENEL Generacións Chile, num negócio avaliado em 171,9 milhões de euros.

Também a pressionar o PSI-20 este o BCP que perdeu 2,34%, com as ações a valerem, agora, 1,12 euros. Esta queda aconteceu depois de os acionistas da instituição liderada por Nuno Amado terem aprovado a desblindagem de estatutos, elevando o limite de votos de 20% para 30% como pretendido pela Fosun.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp arrasta Lisboa para o vermelho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião