Lisboa: Estudos para construção de novo aeroporto arrancam em 2017

  • ECO
  • 18 Dezembro 2016

Pedro Marques, ministro do Planeamento e Infraestruturas, avançou que as obras para um novo aeroporto em Lisboa podem estar no terreno em 2019. Estudos arrancam já no próximo ano.

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, considerou “irreversível” o facto de o aeroporto de Lisboa precisar “de um acrescento de capacidade”. “Isso para nós é evidente”, afirmou, em entrevista ao Jornal de Negócios e à Antena 1.

De acordo com o jornal, o ministro avançou que as obras do novo aeroporto poderão iniciar-se em 2019. As negociações com a ANA (Aeroportos de Portugal) já estão em curso e visam antecipar “o calendário de decisão e de implementação de uma nova solução aeroportuária” para a capital.

Isto é, os estudos para a construção de um novo aeroporto arrancam já em 2017, de acordo com o Jornal de Negócios, o que significa o antecipar em um ano o que estava previsto no contrato de concessão. A solução pode passar pela recuperação do projeto do aeroporto de Alcochete ou, reconverter a base aérea do Montijo para que tenha um terminal de aviação civil, que será a alternativa que a ANA prefere.

No entanto, Azeredo Lopes, ministro da Defesa Nacional, já veio alertar que “a presença da aviação civil numa base militar significa constrangimentos”. O ministro garantiu que nada está totalmente decidido e falou mesmo em “pressão” em relação à extensão do aeroporto de Lisboa para a Base Área nº6 no Montijo.

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

Lisboa: Estudos para construção de novo aeroporto arrancam em 2017

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião