Lisboa: Estudos para construção de novo aeroporto arrancam em 2017

  • ECO
  • 18 Dezembro 2016

Pedro Marques, ministro do Planeamento e Infraestruturas, avançou que as obras para um novo aeroporto em Lisboa podem estar no terreno em 2019. Estudos arrancam já no próximo ano.

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, considerou “irreversível” o facto de o aeroporto de Lisboa precisar “de um acrescento de capacidade”. “Isso para nós é evidente”, afirmou, em entrevista ao Jornal de Negócios e à Antena 1.

De acordo com o jornal, o ministro avançou que as obras do novo aeroporto poderão iniciar-se em 2019. As negociações com a ANA (Aeroportos de Portugal) já estão em curso e visam antecipar “o calendário de decisão e de implementação de uma nova solução aeroportuária” para a capital.

Isto é, os estudos para a construção de um novo aeroporto arrancam já em 2017, de acordo com o Jornal de Negócios, o que significa o antecipar em um ano o que estava previsto no contrato de concessão. A solução pode passar pela recuperação do projeto do aeroporto de Alcochete ou, reconverter a base aérea do Montijo para que tenha um terminal de aviação civil, que será a alternativa que a ANA prefere.

No entanto, Azeredo Lopes, ministro da Defesa Nacional, já veio alertar que “a presença da aviação civil numa base militar significa constrangimentos”. O ministro garantiu que nada está totalmente decidido e falou mesmo em “pressão” em relação à extensão do aeroporto de Lisboa para a Base Área nº6 no Montijo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa: Estudos para construção de novo aeroporto arrancam em 2017

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião